Da RedaçãoTudo

Ossadas encontradas em Van podem ser de vítimas do Genocídio

Nesta sexta-feira, dia 04 de outubro, o site de notícias armênias Armenian Weekly divulgou uma matéria sobre ossadas encontradas na cidade de Van, historicamente ocupada por armênios, atualmente na Turquia.

skulls

 

A matéria em questão denuncia que “Caveiras e ossos, possivelmente do Genocídio Armênio, projetam se para fora do solo nas proximidades de uma escola na região de Van, citando notícia veiculada pelo jornal pro-curdo “Ozgur Gundem”.

schoolAinda segundo a reportagem, no ano passado durante a construção de uma escola primária na aldeia de Dağyöre (antigamente conhecida como Lli), localizada no distrito de Gevaş (nome turco para a localidade de Vosdan), foi descoberta uma vala comum que especialistas acreditam que seja de vítimas do genocídio armênio.

Os ossos ainda estão no mesmo local até hoje. Moradores relataram  que a vala comum provavelmente é de armênios que viviam na aldeia há cerca de um século.  Antes do Genocídio Armênio, o censo do Império Otomano observava 21 famílias armênias habitando a região de Lli/Dağyöre.

Restos mortais de armênios podem ser encontrados até hoje em localidades próximas ao deserto de Der-El-Zor, na Síria, onde há atualmente um museu e um memorial às vítimas dos massacres. Contudo, a região tem sido seriamente afetada pelo conflito naquele país e os lugares armênios não estão passando incólumes.

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.
Matérias Relacionadas
Artsakh

Armênia retirará suas tropas de Artsakh em Setembro

Fontes : Asbarez, Armenpress O chefe de segurança nacional da…
Leia mais
Artsakh

Comunidades armênias em Berdzor serão cedidas ao Azerbaijão

Fontes : Armenian Weekly Por Lillian Avedian A cidade de Berdzor…
Leia mais
Eventos

Novo documentário de Gary Gananian sobre Artsakh será exibido em São Paulo

Gary Gananian, um dos diretores de Rapsódia Armênia, acaba de lançar um novo documentário…
Leia mais

Deixe um comentário