EventosTudo

Agenda comunitária com diversas atividades agitou a coletividade armênia de SP

eventos agosto 13

Madagh em Osasco na chegada do Reverendo Nareg Vartabed Berberian.

A missa solene na Igreja São João Batista – Surp Hovannes Meguerditch, foi presidida pelo Prelado Titular da Diocese da Igreja Apostólica Armênia do Brasil, S. Excelência Reverendíssima, Arcebispo Datev Karibian e celebrada pelo Reverendo Nareg Vartabed Berberian, recém chegado ao Brasil, para iniciar seus trabalhos na Diocese, e com participação do Arcipreste Boghos Baronian. Em seguida os membros da comunidade, familiares e visitantes e representantes de diversas entidades prestigiaram o tradicional almoço de MADAGH no salão social.

O Presidente da Comunidade Armênia de Osasco, Ari Gudjenian agradeceu em armênio a presença de todos e ressaltou que o trabalho pastoral dos nossos eclesiásticos é a base da armenidade e que a comunidade de Presidente Altino se mantém unida em torno destes ideiais.

 

Palestra do Fundo Armênia com o Presidente da Filial Toronto, Sr. Migirdic Migirdicyan

No mesmo dia a comunidade foi brindada com uma excelente palestra do Sr. Migirdic Migirdicyan. Com uma vasta folha de serviços prestados para a armenidade, o convidado do Fundo Armênia Brasil explanou de forma didática os aspectos dos “Seis anos que mudaram o mundo armênio 1988-1994”.  O impressionante relato sobre a luta pela autodeterminação de Karabagh/Artshak encheu de orgulho e força todos os presentes.

Mais de uma centena de pessoas puderam acompanhar no salão principal do Clube Armênio, a exposição através de um eficiente sistema de tradução simultânea.

Nas palavras do Presidente do Fundo Armênia Brasil, Sr. Ochin Leon Mosditchian , um encontro como esse é altamente elucidativo e aproxima ainda mais a comunidade armênio brasileira, que já vem atuando de forma constante, das necessidades de Artsakh.

 

Saraiva e Jornal Estado de Direito – “Desmitificando o Genocídio Armênio” com apoio do CNA-Brasil

O Jornal Estado de Direito organizou na Saraiva do Shopping  Paulista a palestra Desmitificando o Genocídio Armênio. O debate foi coordenado pelo Dr. Hélcio Dallari Jr. e pela estudante Verena Kiredjian Bertaglia. Eles vem desenvolvendo a série “Desmitificando o Direito” que na debate anterior teve como tema a questão indígena.

Foram convidados o Prof .Heitor Loureiro mestre pela PUC-SP e doutorando da UNESP, especialista em estudos de genocídio, o Dr. Elias Katudjian, advogado formado pela USP com uma longa militância na Causa Armênia e o Professor James Onnig Tamdjian, representante do Conselho Nacional Armênio(CNA-BRASIL).

A troca de ideias contou com a participação especial da Professora Sossi Amiralian que apresentou o livro “O Veredito” importante trabalho onde ela e o Dr. Elias analisam a transcrição da decisão do Tribunal Permanente dos Povos em 1984, perante o julgamento do Genocídio Armênio, cometido pelo governo turco-otomano entre 1915 e 1917, e negado por todos os governos turcos subsequentes até os dias de hoje.

A  exposição dos fatos foi abrilhantada pelas obras da artista plástica Anahid Kolanian que apresentou 3 telas especialmente pintadas para o evento com temas armênios que em um nobre gesto foram doados pela pintora ao CNA – BRASIL .  

 

Homenagem do CONSCRE ao Desembargador Jirair Aram Meguerian 

Como todos os anos o Conscre – Conselho das comunidades de Raízes Estrangeiras da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo rendeu homenagens aos imigrantes e seus descendentes que ajudaram a construir o Brasil e São Paulo.

Neste ano de 2013 a comunidade armênia indicou para esta importante atividade o Desembargador Jirair Aram Meguerian, proeminente  membro do judiciário brasileiro.

O Desembargador Jirair, nascido no Egito, filho de armênios, adotou o Brasil como pátria ainda jovem. Ele veio diretamente de Brasília para esta homenagem sendo acolhido por representantes das entidades armênias paulistas.

Em suas palavras o Desembargador Jirair emocionado, lembrou que junto com outros imigrantes adotou o Brasil e fica muito honrado de receber esta homenagem.

A representante da Comunidade Armênia no Conscre Chake Avedissian afirmou que homenagens como estas mostram a importante inserção dos armênios na sociedade brasileira.

Todos os presentes foram unanimes em afirmar que uma personalidade como o Desembargador Jirair Aram Meguerian representa muito bem o povo armênio. 

Matérias Relacionadas
ArtsakhDa Redação

Greta Thunberg denuncia a hipocrisia do Azerbaijão na COP29 e visita a Armênia

Fontes : Asbarez, News.am, ArmenPress Recentemente, a ativista…
Leia mais
Eventos

Exposição em São Paulo Celebra a Resistência e a Arte Armênia

No próximo sábado, dia 21 de setembro, São Paulo será palco da segunda exposição individual da…
Leia mais
Da Redação

Armênia Participará da Cúpula do BRICS na Rússia em Outubro

Fontes : Azatutyun A Armênia participará de uma cúpula do grupo BRICS…
Leia mais

Deixe um comentário