Da RedaçãoGenocídio ArmênioLivros

Livro: A História do Embaixador Morgenthau

ISTOÉ –

Alemão naturalizado americano, o diplomata Henry Morgenthau (1856-1946) foi embaixador dos EUA em Constantinopla, na Turquia, entre os anos de 1913 e 1916. Seu livro “A História do Embaixador Morgenthau” (Paz & Terra), traduzido pela primeira vez no Brasil, é considerado um clássico sobre a questão do Leste Europeu, sobretudo quando descreve um dos maiores extermínios do século XX, o genocídio armênio.
Calcula-se que um milhão e meio de pessoas foram massacradas sob as ordens do então Império Otomano, uma realidade que a Turquia ainda hoje se recusa a admitir. Alvo da influência alemã, que a queria como aliada na Primeira Guerra Mundial, segundo Morgenthau a nação turca empreendeu uma limpeza étnica na população católica do país e, para isso, fez uso de trabalhos forçados, torturas, expoliações e deportações descritos em detalhes no capítulo “O Assassinato de Uma Nação”.

Mais tarde, o tirano nazista Adolf Hitler repetiria esse procedimento com o povo judeu. Teria dito: ninguém mais se lembra dos armênios. Esse livro é um prodigioso esforço no sentido contrário.

Leia um trecho do primeiro do livro: UM SUPER HOMEM ALEMÃO EM CONSTANTINOPLA:

Quando comecei a escrever estas reminiscências do meu período em Constantinopla como embaixador, os planos da Alemanha no Império Turco e no Oriente Próximo pareciam ter alcançado um sucesso temporário. Os Poderes Centrais haviam aparentemente desintegrado a Rússia, transformado o Mar Báltico e o Mar Negro em lagos alemães e obtido uma nova rota para o Oriente através do Cáucaso. Naquelas circunstâncias, a Alemanha dominava a Sérvia, a Bulgária, a Romênia e a Turquia, e considerava suas aspirações a um novo Império Teutônico, que se estendesse do Mar do Norte ao Golfo Pérsico, praticamente realizadas.

O mundo agora sabe, emboranão entendesse claramente esse fato em 1914, que a Alemanha precipitou aguerra para destruir a Sérvia, assumir o controle das nações balcânicas, transformara Turquia em um Estado vassalo e, assim, obter um enorme Império Orientalque formaria a base para um domínio mundial ilimitado. Essas agressões alemãsno Oriente signifiacaram que seu amplo programa havia sido bem-sucedido?

Matérias Relacionadas
ArtsakhDa Redação

Greta Thunberg denuncia a hipocrisia do Azerbaijão na COP29 e visita a Armênia

Fontes : Asbarez, News.am, ArmenPress Recentemente, a ativista…
Leia mais
Eventos

Exposição em São Paulo Celebra a Resistência e a Arte Armênia

No próximo sábado, dia 21 de setembro, São Paulo será palco da segunda exposição individual da…
Leia mais
Da Redação

Armênia Participará da Cúpula do BRICS na Rússia em Outubro

Fontes : Azatutyun A Armênia participará de uma cúpula do grupo BRICS…
Leia mais

Deixe um comentário