Da RedaçãoGenocídio Armênio

Assassino do jornalista Hrant Dink é condenado a 22 anos de prisão

Asbarez; Panarmenian; e outros – 

O tribunal de Istambul condenou o principal suspeito do assassinato em 2007 do jornalista turco-armênio Hrant Dink a quase 23 anos de prisão na segunda-feira, a agência de notícias Anatólia informou.

O tribunal condenou Ogün Samast à prisão perpétua, mas reduziu a pena para 21 anos e meio já que ele ainda era menor de idade na época do assassinato em 2007. Samast também recebeu uma pena de prisão de mais 16 meses pela posse de uma arma sem licença.

Samast tinha 17 anos e era desempregado quando atirou no jornalista que havia enfurecido nacionalistas com seus artigos sobre armênios na Turquia e a da defesa do reconhecimento do Genocídio Armênio.

Dink era o editor do jornal bilíngue turco-armênio Agos. Ele foi baleado em plena luz do dia assim que deixou seu escritório no distrito de Istambul Şişli. O assassino, Samast, foi capturado cerca de um dia após o assassinato. Outros suspeitos, incluindo Yasin Hayale e Erhan Tuncel, foram capturados no dia seguinte sob acusação de ajudar Samast no assassinato de Dink.

Sobre o autor

Artigos

Co-criador do Portal Estação Armênia. Engenheiro Mecânico e de automação, Descobri a ascendência armênia tardiamente e tenho me dedicado à criar conteúdo online para a comunidade desde então. Atualmente morando em Toronto.
Matérias Relacionadas
Da Redação

Record e PlayPlus lançam documentário sobre a história e cultura da Armênia

No mês de dezembro de 2024 a Rede Record de Televisão, por meio de seu serviço de streaming…
Leia mais
Da Redação

Trump congela atividades da USAID e impacta diretamente projetos humanitários na Armênia

Poucas semanas após assumir a presidência dos Estados Unidos, Donald Trump ordenou a suspensão…
Leia mais
Da Redação

Armênia inicia processo para buscar a adesão à União Europeia

O primeiro-ministro da República da Armênia, Nikol Pashinyan, declarou no início do mês durante…
Leia mais

Deixe um comentário