Via News.Am –
Se as eleições presidenciais armênias acontecessem no próximo domingo, 68% dos eleitores votariam no atual presidente e candidato à reeleição pelo Partido Republicano Serzh Sargsyan. O diretor do escritório em Yerevan da associação internacional Gallup, Aram Navasardyan divulgou o resultado da pesquisa nessa quinta-feira (07/02), que foi feita entre os dias 2 e 5 de fevereiro.
De acordo com a pesquisa, o candidato a presidência pelo partido oposicionista Herança Raffi Hovannisian é o segundo colocado, com 24% das intenções de voto. Em terceiro vem o líder da União Nacional pela Autodeterminação Paruyr Hayrikyan, com 5%, seguido pelo líder do Partido da Liberdade Hrant Bagratyan com 2%. Os demais candidatos receberam menos de 1% das intenções de voto.
Andreas Ghukasyan (que está em greve de fome desde 21 de janeiro), por outro lado, teve o maior índice de rejeição do eleitorado, com 22% dos eleitores afirmando que não votariam nele. O segundo nessa lista é o atual presidente Serzh Sargsyan, com 21%, seguido de perto por Hrant Bagratyan, com 20%; o especialista em poesia épica Vardan Sedrakyan, tem 11%; Aram Harutyunyan, 9%; Paruyr Hayrikyan e Arman Melikyan, 7% cada; e Raffi Hovannisian, 4%.
69% dos entrevistados responderam que definitivamente irão comparecer às urnas no dia 18 de fevereiro. Outros 11% disseram que irão enviar suas cédulas, enquanto 8% ainda não se decidiram. 4% dos eleitores ouvidos estão certos que não irão participar das eleições.