Da RedaçãoTudo

Hrant Dink é homenageado com nome de rua em Malatya (Turquia)

Hrant Dink caddesiUma rua na província oriental de Malatya (Turquia) anteriormente nomeada como Cavusoglu Street foi renomeada para “Hrant Dink Street”. Várias outros logradouros também tiveram alterados seus nomes. “Hrant Dink Street” é uma homenagem ao falecido jornalista turco-armênio homônimo, que era natural da cidade.

Hrant Dink, que era editor-chefe do jornal bilingue Agos, foi morto a tiros em plena luz do dia em 17 de janeiro de 2007, por um adolescente ultranacionalista. Dink era uma das maiores vozes dos direitos das minorias etnicas na Turquia, além de ser um entusiasta do diálogo e reconciliação entre turcos e armênios. 

A decisão de mudar os nomes das ruas foi tomada em conjunto pela Câmara Municipal de Malatya e da Câmara Municipal. O prefeito de Malatya, Ahmet Cakir, disse que seu município escolheu os nomes de pessoas que nasceram e foram criados na província e que são também muito conhecidas entre os turcos para que eles pudessem ser imortalizados nas ruas de Malatya para sempre. 

“Uma dessas ruas é aquele onde Dink nasceu. Nós achamos que seria apropriado renomear a rua e homenagear Dink.”

Enquanto isso, o Município de Malatya anunciou que começou a restaurar duas antigas igrejas armênias na província. O município planeja terminar o restauro das igrejas Taşhoron e Venk até o final de 2013.

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.
Matérias Relacionadas
Artsakh

Armênia retirará suas tropas de Artsakh em Setembro

Fontes : Asbarez, Armenpress O chefe de segurança nacional da…
Leia mais
Artsakh

Comunidades armênias em Berdzor serão cedidas ao Azerbaijão

Fontes : Armenian Weekly Por Lillian Avedian A cidade de Berdzor…
Leia mais
Genocídio Armênio

Mississippi reconhece o Genocídio Armênio

Fontes : ArmRadio O Mississippi tornou-se o 50º estado dos EUA a…
Leia mais

Deixe um comentário