Via Fundação Gulbenkian –
Razmik Panossian, doutor pela London School of Economics and Political Science, é o novo diretor do Serviço das Comunidades Armênias da Fundação Gulbenkian. Autor de um vasto trabalho publicado sobre questões armênias, Panossian dispõe de grande experiência em senior management, incluindo a administração de programas no valor de milhões de dólares, bem como a distribuição de subsídios internacionais de desenvolvimento. Entre outros cargos, trabalhou para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
O novo diretor revelou o seu entusiasmo pela nomeação, destacando a importância deste Serviço na diáspora armênia. “Espero dar continuidade ao trabalho dos meus predecessores e fortalecer e expandir as atividades da Fundação Calouste Gulbenkian de um modo focado e sistemático no seio das comunidades Armênias espalhadas pelo mundo.”
Martin Essayan, o administrador responsável pelo Serviço das Comunidades Armênias, e bisneto de Calouste Gulbenkian, comentou: “estou encantado com a nomeação do Dr. Panossian para Diretor deste Serviço. Chega com credenciais extraordinárias para o lugar, trazendo a perspetiva internacional e abrangente de que necessitamos. A nomeação seguiu-se a uma exaustiva procura que envolveu um conjunto de excelentes candidatos.”
Razmik Panossian assume o cargo a partir do dia 1 de fevereiro.
O Serviço de Comunidades Armênias foi criado no ano de inauguração da Fundação Gulbenkian, em 1956.
Tendo como objetivo principal criar um futuro viável para o povo armênio, o Serviço trabalha na criação de meios que permitam uma melhor valorização e preservação da cultura e da língua.