ConheçaTudo

Conheça Damadian, o médico armênio inventor da Ressonância Magnética

1126

Raymond Vahan Damadian é um médico armeno-americano inventor do primeiro equipamento de digitalização de Ressonância Magnética (MR). Sua pesquisa sobre sódio e potássio nas células vivam levaram-no às suas primeiras experiências com a ressonância magnética nuclear (RMN) que o levou a propor o primeiro scanner MR corporal em 1969.

Nascido em Nova Iorque numa família tradicional armênia, se formou bacharel em matemática em 1956 e recebeu o doutorado em 1960 pelo Colégio de Medicina Albert Einstein.

Damadian descobriu que os tumores e tecidos normais podem ser diferenciados in vivo através da ressonância Magnética Nuclear devido aos tempos de relaxamento do tecido. Ele foi o primeiro a realizar um exame completo de um ser humano para diagnosticar câncer em 1977.

damadO médico desenvolveu um aparelho e um método para usar o NMR com segurança e precisão para digitalizar o corpo humano, um método hoje conhecido por imagem de ressonância magnética (MRI).

Damadian já recebeu dezenas de prêmios por seu invento, sendo reconhecido em vários países pelos suas contribuições ao avanço das pesquisas médicas. Ele figura no Hall da Fama de Inventores dos EUA desde 1989.

Sobre o autor

Artigos

Co-criador do Portal Estação Armênia. Engenheiro Mecânico e de automação, Descobri a ascendência armênia tardiamente e tenho me dedicado à criar conteúdo online para a comunidade desde então. Atualmente morando em Toronto.
Matérias Relacionadas
Baú Armênio

Vídeo relembra a inauguração da primeira Igreja Apostólica Armênia de São Paulo em 1938

Esta semana foi publicado no YouTube um vídeo que resgata o evento de lançamento da pedra…
Leia mais
ExplicaTudo

Explica #21 - Armênio Ocidental e Oriental

O Explica voltou pra 3ª Temporada e está cheio de novidades! – Novos cenários: Agora o…
Leia mais
LivrosTudo

Série "Estudos da Ásia", publicada pela FFLCH/USP, traz dois artigos armênios: baixe gratuitamente!

O corpo docente da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo…
Leia mais

9 Comentários

Deixe um comentário