Da RedaçãoTudo

Baku autoriza abate de aeronaves em seu espaço aéreo

Via Asbarez –

Terminal de passageiros do aeroporto de Stepanakert, em Artsakh

Terminal de passageiros do aeroporto de Stepanakert, em Artsakh

O gabinete de ministros azeris reunidos na última sexta aprovou um documento sobre o uso do espaço aéreo do país, que permite que Baku autorize o abate aviões civis que as autoridades considerem que esteja ameaçando o espaço aéreo, informou a agência de notícias APA.

O documento, cuja intenção é nitidamente frustrar os planos de abertura do aeroporto de Stepanakert, permite que o governo do Azerbaijão declare certas áreas “zonas banidas e zonas limitadas”, bem como autoriza o governo a abater aeronaves aleatoriamente sob alegação de ameaçar o espaço aéreo azeri.

“Se a aeronave não obedecer as ordens para aterrisar e se não houver informações exatas sobre passageiros inocentes a bordo, a legislação permite que o governo abata a aeronave”, de acordo com a APA.

A Armênia respondeu afirmando que a sua Força Aérea irá assegurar a segurança do aeroporto de Stepanakert, em Nagorno-Karabakh/Artsakh.

O ministro da defesa da Armênia, Seyran Ohanian, disse aos repórteres na sexta que “a Força Aérea Armênia irá coordenar a operação e voos de aeronaves civis” e estará pronta para defender e garantir a segurança dos voos.

O aeroporto de Stepanakert foi construído em 1974 e foi usado principalmente para receber voos entre Yerevan e Baku. Em 1992, o aeroporto encerrou suas atividades. Em 2008, começaram os trabalhos de construção de um novo terminal de passageiros cujo design foi baseado nas asas de uma águia. Durante as reformas, a pista também foi ampliada, as colinas nas proximidades foram terraplanadas e a estrutura de conveniência foi completamente modernizada.

Desde o anúncio oficial de Stepanakert de reabrir o reformado aeroporto, Baku tem ameaçado derrubar aviões civis. Mediadores internacionais pediram uma solução diplomática urgente para a questão.

A decisão do gabinete de Baku na sexta-feira assinala que o Azerbaijão e suas autoridades não estão dispostos a trabalhar sob as normas internacionais e estão determinados a por em risco a vida de civis.

Em tempo: a Televisão Pública de Artsakh e a Sociedade Musical “Voz de Artsakh” produziram uma esquete inteiramente rodada no aeroporto de Stepanakert. Após levar ao ar o programa, a televisão estatal foi inundada por ligações de telespectadores que queriam saber quando o aeroporto estará funcionando de fato.

Matérias Relacionadas
Da Redação

Papa Leão XIV e Catholicos Karekin II reforçam laços espirituais e pedem paz para o povo armênio

Em encontro realizado em Castel Gandolfo, líderes da Igreja Católica e da Igreja Apostólica…
Leia mais
Esportes

Armênia estreia nas Eliminatórias da Copa de 2026 com derrota pesada para Portugal e vitória sobre a Irlanda

Seleção armênia sofre goleada por 5 a 0 diante dos portugueses, mas reage dias depois e supera a…
Leia mais
Esportes

Armênia recebe Portugal em Yerevan na estreia das Eliminatórias da Copa de 2026

Seleção armênia enfrenta os lusos neste sábado (6), às 13h de Brasília, no Estádio Vazgen…
Leia mais

Deixe um comentário