Da RedaçãoTudo

Yerevan coberta de neve e temperaturas negativas

Yuri Kebian Omonte participa do programa do Birthright Armenia como voluntário, desde setembro deste ano para conhecer as terras ancestrais e ajudar o povo armênio, como ele mesmo frisa em seu blog “Mer Hairenik”. Abaixo reproduzimos uma de suas últimas postagens no blog, aonde Yuri aborda o frio do inverno armênio. 

Por Yuri Kebian Omonte

Se você mora em um país tropical e quer vir pra Armênia, pense bem antes de vir no inverno. Outro dia fiquei imaginando o que seria de mim se eu tivesse saído agora do Rio de Janeiro (temperaturas acima dos 40 ºC) e chegasse aqui (temperaturas abaixo de 0 °C). Não sei se eu aguentaria!

Mas, graças à Deus, cheguei em setembro e vi de perto toda essa variação de temperatura aos poucos. Um dia após a viagem à Tsaghkazor vi Yerevan como na foto abaixo:

Cascade, Armenia, Yuri

Eu sempre estou bem agasalhado. Portanto, o frio não é um problema para mim. Andar na neve, é aquilo, tem que andar mais devagar, porque escorrega e tal. Dizem que dirigir na neve também não é fácil.

Enquanto os voluntários do Birthright da América do Sul, que não tem o hábito de ver neve, estavam encantados com a mesma, os voluntários norte-americanos e europeus não estavam tão encantados assim.

Yuri, neve YerevanE o povo local também não curte muito a neve. Muitos deles dizem que queriam morar em um lugar com verão o ano inteiro, tipo o norte e nordeste brasileiro. Até mesmo o Rio de Janeiro, que fica no sudeste, mas que tem um inverno que a mínima é de 19 ºC no Alto  da Boa Vista (bairro mais alto da cidade) a noite e durante o dia fica em algo entre 23 e 26 ºC.

Quem vê neve todos os anos não deve gostar mesmo. Mas vi muitas crianças brincando com a neve nas ruas e o chafariz perto da Opera virou pista para a molecada patinar no gelo.

Enquanto você paga uma fortuna aí no Brasil pra patinar no gelo em uma pista de shopping, o povo aqui apenas compra o calçado apropriado e patina de graça todos os dias. Eu vi a molecada se divertindo com isso também.

Por isso, não concordo com os armênios locais quando dizem que só existe diversão pra eles no verão.

______

Yuri Kebian Omonte é licenciado em matemática pela Universidade Federal Fluminense e um verdadeiro ativista da Causa Armênia no Rio de Janeiro e correspondete do Portal Estação Armênia em Yerevan. Yuri é o primeiro jovem não paulista descendente de armênios que participa do programa do Birthright Armenia como voluntário, desde setembro deste ano. Seu retorno é aguardado para o mês de março de 2013.

Matérias Relacionadas
ArtsakhDa Redação

Greta Thunberg denuncia a hipocrisia do Azerbaijão na COP29 e visita a Armênia

Fontes : Asbarez, News.am, ArmenPress Recentemente, a ativista…
Leia mais
Eventos

Exposição em São Paulo Celebra a Resistência e a Arte Armênia

No próximo sábado, dia 21 de setembro, São Paulo será palco da segunda exposição individual da…
Leia mais
Da Redação

Armênia Participará da Cúpula do BRICS na Rússia em Outubro

Fontes : Azatutyun A Armênia participará de uma cúpula do grupo BRICS…
Leia mais

1 Comentário

Deixe um comentário