Home Da Redação Atentado na Turquia é o primeiro desde o envolvimento do país na crise síria

Atentado na Turquia é o primeiro desde o envolvimento do país na crise síria

0

Fontes combinadas, Reuters , The Telegraph –

Uma explosão causada por um carro-bomba acionado por controle remoto em Gaziantep, cidade da Turquia hoje (20/08). Segundo a agência de notícias turca Dogan, o governador de Gaziantep, Erdal Ata, declarou que militantes curdos podem ser os autores do atentado que até agora contabilizou a morte de sete pessoas.

Segundo a agência Reuters não houve reivindicação imediata de responsabilidade, mas o sudeste da Turquia é o centro de ações da guerrilha do PKK – Partido dos Trabalhadores do Curdistão considerado um grupo terrorista pelos Estados Unidos e União Europeia. O grupo lançou uma insurgência separatista na região há aproximadamente 30 anos e vem combatendo tropas regulares turcas com poucas vitórias.

A situação é bem preocupante para o líder turco Racip Tayyip Erdogan. Ele busca um papel protagonista na crise síria mas enfrenta o crescimento da autoridade do PKK no lado sírio da fronteira..

No cidade onde ocorreu o atentado agora há pouco, Gaziantep, a Turquia abriu um centro para receber ajuda internacional para refugiados sírios que fogem da revolta contra o presidente há Bashar al-Assad. Já são cerca de 70 mil refugiados sírios.

Supostos membros do PKK emboscaram um ônibus militar turco no oeste da Turquia no início deste mês e dois soldados turcos foram mortos na segunda-feira por uma mina terrestre em uma estrada no sudeste da Turquia em um ataque também realizado por militantes do PKK.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *