CulturaDa RedaçãoTudo

Maior museu de arte de NY apresenta exposição especial da Armênia! Veja fotos da exposição

Mirror-Spectator, MetMuseum

Pela primeira vez na história do Metropolitan Museum of Art, uma exposição em grande escala dedicada exclusivamente à história e cultura armênia no período medieval acontece em Nova York. Com curadoria da Dra. Helen C. Evans, “Armênia!” abrange o século IV e XVII e retrata o significado da arte armênia para o mundo durante a Idade Média.

Aberta desde o 27º aniversário da independência da República da Armênia, a exposição estará em exibição de 21 de setembro de 2018 a 13 de janeiro de 2019 e conta com 140 obras de arte armênias de todo o mundo.

Dra. Helen Evans

Evans tem curado muitas exposições significativas durante seu mandato, incluindo “A glória de Bizâncio (843-1261)” em 1997 e “Bizâncio: fé e poder (1261-1557)” em 2004, que incluiu grandes obras de arte armênia. Ela também co-curou a exposição de 1994 da Biblioteca e Museu Morgan, “Treasures in Heaven: Manuscritos Iluminados Armênios”. Graças aos esforços da Dr. Evans, a arte armênia também está instalada nas galerias permanentes de arte medieval do Met.

Evans, que recebeu seu PhD do Instituto de Belas Artes da Universidade de Nova York, ministrou cursos de arte armênia na Columbia University e atualmente é presidente do Centro Internacional de Arte Medieval (ICMA).

Armênia!” explora as artes e cultura dos armênios de sua conversão ao cristianismo no início do século IV, através de seu papel de liderança nas rotas de comércio internacional no século XVII. A exposição enfatiza como os armênios desenvolveram uma identidade nacional distinta em sua terra natal na base do Monte Ararat (amplamente aceito como o lugar de descanso da Arca de Noé) e como eles mantiveram e transformaram suas tradições enquanto suas comunidades se expandiam pelo mundo.
Mais de 140 opulentos relicários dourados, manuscritos ricamente iluminados, tecidos raros, móveis litúrgicos feitos de materiais preciosos, khachkars (cruzes de pedra), modelos de igrejas e livros impressos demonstram as imagens distintas da Armênia em sua terra natal e outros grandes locais armênios, desde o Reino de Cilícia no Mediterrâneo até Nova Julfa, na Pérsia Safávida. Trabalhos comparativos selecionados exibem interação armênia com outras culturas.

Os principais repositórios armênios de cultura fornecem quase todos os trabalhos da exposição. A maioria está em exibição nos Estados Unidos pela primeira vez; muitos não viajavam há séculos.
“Armênia!” concentra-se em grandes centros de produção de suas terras ocidentais e orientais. Inclui imagens de armênios, desde auto-retratos à representações de governantes, doadores, teólogos e historiadores. Especial atenção às obras de grandes artistas como T’oros Roslin, Sargis Pidzak, Toros Taronatsi e Hakob de Julfa, trabalhando na pátria armênia, no Reino da Cilícia e na Nova Julfa.

Veja abaixo algumas imagens da exposição:

 

* Fotos por Alissa Muradliyan Medina.

Deixe um comentário