Da RedaçãoTudo

Baús relíquias de reis armênios são abertos por arqueólogos

Panorama.am

122053Três baús relíquias foram descobertos durante as escavações do mausoléu dos reis armênios Arsacid na aldeia de Aghdzk. Dois deles já haviam sido abertos revelando as relíquias dos membros da dinastia armênia. Esperava-se que o terceiro estivesse vazio, porém os “instintos” profissionais do arqueólogo Hakob Simonyan, chefe da expedição de Aghdzk, não o decepcionaram. O baú estava cheio de restos humanos e relíquias.

O baú permaneceu aberto apenas por alguns minutos já que a composição química das relíquias devem ser examinadas no futuro, uma análise de DNA deve ser conduzida para revelar a construção genética da dinastia.

Segundo o chefe da expedição este baú, assim como os dois anteriores, contém os ossos dos homens, mulheres e crianças da dinastia armênia.

122057As escavações arqueológicas no mausoléu da aldeia de Aghdzk foram realizadas em várias etapas. Começaram em 1974 e foram até 2001 e a última fase iniciou em 2014. O Ministro da Cultura, Armen Amiryan, disse aos repórteres que 15 milhões drams armênios (aprox.. 102mil reais) foram alocados do orçamento do Estado para realizar escavações no monumento. Uma quantidade igual de dinheiro é planejada para ser alocada em 2017 também.

“As atividades mostram que devemos continuar as escavações, os fundos necessários são apenas para que possamos estabelecer infraestrutura, além das escavações e estudos”, observou o ministro.

“Os persas acreditavam que os ossos dos reis armênios tinham um poder enorme que protegia o reino armênio. Assim, o rei Shapur da Pérsia exumou os ossos dos reis armênios e tentou levá-los à Pérsia supostamente tomando o poder da Armênia. No entanto, Sparapet Vasak Mamikonyan derrotou os persas e recuperou os ossos dos monarcas Arshaluni, ele os enterrou em Aghdzk.

Todos acreditamos que os restos dos santos guardados no Vaticano têm poder mágico. Isso significa que as pessoas do século XXI acreditam nela. Acreditamos que os ossos dos nossos reis armênios possuem um grande poder. Descobrimos os ossos e temos a certeza de que o renascimento da Armênia está próximo. Vamos ver a Armênia tão poderosa quanto sob os reis Arsacid “, disse o chefe da expedição H. Simonyan.

Deixe um comentário