ConheçaTudo

“Há que se ter colher de ferro, não de papel”: a histórica frase de Khrimian Hairig

220px-Mkrtich_Khrimyan“Há que se ter colher de ferro, não de papel” – Khrimian Hairig (1820 -1907).

A frase acima é muito conhecida no mundo armênio e é atribuída, com toda justiça, a Mgrditch Khrimian (Khrimian Hairig). Chamado carinhosamente pelo povo armênio de Hairig (paizinho) a proferiu no Congresso de Berlim, realizado no ano de 1878, ao representar a Armênia (sob jugo tirano do Império Otomano) frente as potências mundiais cobrando autodeterminação ao povo armênio.

Porém, a história da célebre frase é pouco conhecida pelas novas gerações de armênios, mas deveria ser o reflexo de sua armenidade.

Abaixo você entende melhor essa história.


“Hamozvadz enk vor myain zenkov ga hayots pergutiun” (Estamos convencidos que só pelas armas se fará a independência da Armênia)

 

Era o Congresso de Berlim, de junho de 1878, realizado cerca de 3 meses após o ilusório Tratado de Santo Estéfano, em Constantinopla (atual Istambul).

Vários delegados armênios, chefiados pelo admirável Khrimian Hairig (religioso armênio e líder político), que mais tarde foi Patriarca Supremo de todos os armênios, ansiavam por reivindicar melhorias para a Armênia, mas as potências se uniram contra ela, como lobos frente aos carneiros…

 

Frustrados os intentos dos congressistas armênios, retornam humilhados e cabisbaixos ao traído país.  O povo cobra explicações e Khrimian dá-lhes uma alegoria que ficou na história e no anedotário nacional:

Estávamos sentados ao redor de uma grande mesa onde trouxeram pratos individuais  e uma grandiosa panela contendo sopa. Os delegados de cada Nação presentes tiraram de suas vestes uma colher de ferro, meteram-na no tacho e se serviram da sopa. Eu, como não tinha colher de ferro, improvisei uma colher de papel, em forma de requerimento, mas ao tocá-la na sopa, caiu inútil no caldeirão fervente”.

Khrimian Hairig era um filósofo dotado de agudo espírito crítico. E com essa inteligente imagem e analogia desejou esclarecer e concitar o povo armênio a armar-se. Para ele, a sopa significava os benfícios, as melhorias que o Congresso de Berlim podia oferecer às nações participantes. As colheres de ferro remetiam às armas, canhões, espadas e exércitos (poder bélico).

Ora, a metáfora queria ensinar a todos que somente através das armas é que a Independência poderia ser conquistada, e por isso o poeta popular escreveu: “Hamozvadz enk vor myain zenkov ga hayots pergutiun” (estamos convencidos que só por meio das armas se fará a independência da Armênia), célebre frase presente em muitas músicas patrióticas da Federação Revolucionária Armênia (Tashnagtsutiun), partido armênio que completou 125 anos de luta em pról do povo armênio em 2015.

Texto retirado, com prévia autorização, do livro “Das Cinzas À Vitória”, de Hrant Sanazar, primeiro prefeito de Osasco (SP).

 

Abaixo você ouve a célebre canção Tashnagtsagan “Menk Angueghdz Zinvor Enk” (Nós somos soldados leais) que leva tal frase em sua essência, na voz de ninguém menos do que Karnig Sarkissian

 

 

 

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.
Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
CulturaDa Redação

Batalha de Avarayr: Há 1573 anos os armênios se rebelavam contra o Império Persa

Em 2024 os armênios celebram os 1573 anos doVartanants, a celebração mais popular da Igreja…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais

Deixe um comentário