EventosTudo

125 anos do Tashnagtsutiun foram comemorados em São Paulo

Aswx3R1rhwRy1MqyPWK8d0zqG_1CDZWX-okkwp7SxeyRA festa de 125 anos do Tashnagtsutiun (Federação Revolucionária Armênia) foi comemorada nos salões do Clube Armênio no último dia 6 de dezembro com almoço e a presença de mais de 270 simpatizantes dessa heroica organização.

O evento foi conduzido pelos mestres de cerimônia Lia Kiledjian e Sarkis Heghenian que saudaram os presentes pedindo um minuto de silêncio pelos heróis armênios e pela alma da pequena Sophia Kissajikian Câncio.

Após essa justa homenagem o Presidente do Tashnagtsutiun de São Paulo, Onnig Tamdjian proferiu seu discurso de abertura lembrando que a história do partido se confunde com a história contemporânea do povo armênio. Os mestres de cerimônia agradeceram a presença das inúmeras autoridades entre elas: Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá, o Embaixador da Armênia no Brasil Sr. Ashot Galoyan, o Assessor Jurídico do Consulado da Colômbia, Sr. Grover Calderon, o Consul do Paraguai Sr. Alberto Gimenez Ferreir, e Konstantin Kamenev e Konstantin Birukov, ambos representando o Consulado russo em São Paulo.

Os presentes ouviram a palavra do Surpazan (Bispo) Nareg Berberian que lembrou a importância de se recuperar a cultura armênia e que esse é um dos trabalhos mais importantes que o Tashnagtsutiun sempre fez e promoveu na diáspora

A data foi importante para lembrar de alguns destacados colaboradores e membros do Tashnagtsutiun. O Patrono “in memoriam” da festividade foi o saudoso Prof. Agop Tchilian. Seu legado cultural forjado em mais de 25 anos na direção da Escola Armênia de São Paulo – Externato José Bonifácio foi recordado como um dos mais importantes pilares da comunidade armênia do Brasil. Seu filho Antrnik Tchilian esteve presente.

Um dos homenageados “in memoriam” foi o saudoso Mihran Boyadjian que durante décadas foi uma das mais importantes lideranças comunitárias e um grande benemerito.

O outro homenageado foi o Sr. Garabed Kouyomdjian. Héroi da resistência de Aintab chegou em São Paulo em 1930 e faleceu precocemente em 1945. Sua dedicação a armenidade deixou frutos importantes na figura de seus filhos e netos que jamais se afastaram da vida comunitária.

A festa contou também com a presença dos engers Miguel Racubian de Buenos Aires (Argentina) e Anahid Rizian Bogiatzian de São Paulo representando o Comitê Central Sul americano do Tashnagtsutiun.

O presidente do CNA Mundial, Giro Manoyan -vindo diretamente de Yerevan- também fez uso da palavra e falou sobre os 125 anos da entidade.

O Grupo de Danças Típicas Armênias “Kilikia” se apresentou mais uma vez de forma primorosa, emocionando todos os presentes. Os jovens Anaís Zadikian e Renan Heghenian também cantaram na festa.

O publico foi animado até a noite pelo renomado cantor Elie Berberian acompanhado de sua banda, vindos diretamente do Canadá para o evento, no que é a primeira passagem do grupo pela América do Sul.

Veja algumas fotos, abaixo:

 

 

Matérias Relacionadas
Agenda MagnaDestaqueTudo

Pedrvarian Abstamputiun: O Levante Armênio de Fevereiro de 1921

Publicado originalmente em 17/02/2013 (com colaboração de Vazken Proudian) Na milenar história…
Leia mais
Tudo

Hrant Markaryan esteve presente aos 127 anos do Tashnagtsutiun em São Paulo

Na noite do último domingo, dia 19 de novembro, o Tro Gomidê de São Paulo realizou sua…
Leia mais
EventosTudo

Tashnagtsutiun realiza homenagens e relembra o Levante de Fevereiro no Clube Armênio

Nesta sexta-feira, dia 24 de março, o Trô Gomide (Ho.Hi.Ta – SP) realiza evento em…
Leia mais

1 Comentário

Deixe um comentário