Da RedaçãoTudo

Erdogan reclama da oposição: "Eles disseram coisas ainda mais repulsivas: Chamaram-me de armênio!"

ISTAMBUL (Agence France Presse) – O primeiro-ministro turco e candidato a presidência da Turquia Recep Tayyip Erdogan usou de pesado linguajar racista em uma entrevista na televisão. Durante uma transmissão ao vivo no Canal privado NTV na última terça-feira Erdogan reclamou que a oposição faz uma campanha sistemática de difamação contra ele, colocando em dúvida sua origem étnica. “Chamaram-me de georgiano. Perdoe-me por dizer isso, mas eles disseram coisas ainda mais repulsivas: Chamaram-me de armênio“, disse Erdogan. “Até onde eu aprendi com meu pai e meu avô, eu sou um turco“, acrescentou.

Imagem1Seu comentário de que era repulsivo ser chamado de armênio atraiu a ira nas redes sociais, inflamando ainda mais as tensões dias antes da eleição presidencial de domingo, onde Erdogan é favorito para se tornar chefe de Estado. “Desculpe-me, mas por favor, vá se tornar presidente de outro país”, escreveu proeminente colunista turco-armênio Hayko Bagdat em uma resposta irritada a Erdogan.

Melda Onur, parlamentar do principal partido de oposição, o Partido Republicano do Povo (CHP), perguntou: “Existe algum grupo étnico que pudesse escapar do discurso de ódio de Erdogan?” Críticos acusaram Erdogan de fazer um jogo sectário com o tema étnico na corrida para as eleições presidenciais. “É repulsivo ser um armênio ou é uma vergonha? Por favor, explique agora!” Exigiu o âncora da CNN – Turquia , Nevsin Mengu, um dos mais respeitados do país. A minoria armênia na Turquia – os que restaram de uma comunidade muito maior que viveu durante o Império Otomano – totalizam hoje 70.000 pessoas efetivamente a maioria vivendo em Istambul. Eles muitas vezes se queixam de serem considerados cidadãos de segunda classe em um país onde ” ser armênio” é muitas vezes considerado uma maldição.

Matérias Relacionadas
Esportes

Armênia estreia nas Eliminatórias da Copa de 2026 com derrota pesada para Portugal e vitória sobre a Irlanda

Seleção armênia sofre goleada por 5 a 0 diante dos portugueses, mas reage dias depois e supera a…
Leia mais
Esportes

Armênia recebe Portugal em Yerevan na estreia das Eliminatórias da Copa de 2026

Seleção armênia enfrenta os lusos neste sábado (6), às 13h de Brasília, no Estádio Vazgen…
Leia mais
Esportes

Noah vence Olimpija e garante vaga na fase de liga da Conference League

Clube armênio confirma classificação inédita pela segunda temporada seguida, após campanha…
Leia mais

1 Comentário

Deixe um comentário