Home Da Redação Google maps lista Artsakh como república e enfurece o Azerbaijão

Google maps lista Artsakh como república e enfurece o Azerbaijão

0

Uma simples designação, porém justa, ofendeu as autoridades do Azerbaijão.

google-maps
Clique na imagem para ampliar o mapa!

Desde a quarta-feira passada (dia 18 de junho), em inédita atitude, o serviço de mapas do Google passou a denominar o enclave de Nagorno- Karabagh, como “República de Artsakh”.

Em meados de 1920, durante a sovietização da Armênia e do Azerbaijão, a região que sempre foi habitada majoritariamente por armênios foi “doada” à recém criada República Socialista Soviética do Azerbaijão. Entretanto, com o fim da União Soviética em 1991, os armênios da região iniciaram um enfrentamento com o Azerbaijão e, com apoio da República da Armênia, venceram a Guerra de Nagorno-Karabakh retomando a região, mas que ainda hoje se encontra dentro das fronteiras azeris.

Segundo o site de notícias armênias Asbarez, a Academia Nacional de Ciências do Azerbaijão postou um comunicado em seu site condenando escolha da nomenclatura pelo Google.

Autoridades azeris observaram que esta não é a primeira vez que foram “ofendidos” por escolha de territórios com nomes armênios adotados pelo Google. 

Aguardaremos os próximos capítulos deste caso e estaremos atentos ao posicionamento do “gigante” Google.

Armen Kevork Pamboukdjian Editor-chefe e redator do Estação Armênia. Nascido na capital Paulista, é formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho, em skate pela faculdade das ruas e em causa armênia pela universidade da luta e resistência.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *