Da RedaçãoTudo

Google maps lista Artsakh como república e enfurece o Azerbaijão

Uma simples designação, porém justa, ofendeu as autoridades do Azerbaijão.

google-maps

Clique na imagem para ampliar o mapa!

Desde a quarta-feira passada (dia 18 de junho), em inédita atitude, o serviço de mapas do Google passou a denominar o enclave de Nagorno- Karabagh, como “República de Artsakh”.

Em meados de 1920, durante a sovietização da Armênia e do Azerbaijão, a região que sempre foi habitada majoritariamente por armênios foi “doada” à recém criada República Socialista Soviética do Azerbaijão. Entretanto, com o fim da União Soviética em 1991, os armênios da região iniciaram um enfrentamento com o Azerbaijão e, com apoio da República da Armênia, venceram a Guerra de Nagorno-Karabakh retomando a região, mas que ainda hoje se encontra dentro das fronteiras azeris.

Segundo o site de notícias armênias Asbarez, a Academia Nacional de Ciências do Azerbaijão postou um comunicado em seu site condenando escolha da nomenclatura pelo Google.

Autoridades azeris observaram que esta não é a primeira vez que foram “ofendidos” por escolha de territórios com nomes armênios adotados pelo Google. 

Aguardaremos os próximos capítulos deste caso e estaremos atentos ao posicionamento do “gigante” Google.

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.
Matérias Relacionadas
Editorial

Nota de falecimento: James Onnig Tamdjian

O Portal Estação Armênia tem a dolorosa tarefa de anunciaro falecimento do Professor James…
Leia mais
Artsakh

O que eu não entendia sobre deslocamento até visitar Goris, na Armênia

Por Minahil Arif para a Civilnet O maior privilégio que uma pessoa pode ter é poder chamar um…
Leia mais
Esportes

O lendário treinador Nikita Simonyan morre aos 99 anos​

Nikita Simonyan, nascido Mkrtich em 12 de outubro de 1926 na cidade de Armavir, no sul da Rússia…
Leia mais

Deixe um comentário