Tudo

Fogo de Conselho do Grupo Escoteiro Sardarabad homenageou os mártires armênios

Na noite do dia 26 de abril, o Ginásio de Esportes 28 de maio da SAMA – Clube Armênio, recebeu um grande público para acompanhar uma das mais importantes cerimônias escoteiras.

O Grupo Escoteiro Sardarabad fez uma emotiva homenagem aos mártires do genocídio de 1915. O Chefe Saro Baronian deu início ao encontro adentrando ao ginásio totalmente escuro com a tocha entoando canções patrióticas armênias. Ao acender a fogueira dava-se início a uma noite de lembranças e reverências.

As tropas e grupos se revezavam em apresentações que incluíam crianças de 7 anos até jovens de 18 anos de idade. Foram rememoradas passagens tristes do genocídio desde as caravanas pelo Deserto de Der El Zor até a luta contra o negacionismo e preservação da identidade armênia. A parte musical-instrumental ficou por conta do Professor Felipe Mavichian, violão e regência, que acompanhado do músico Ará Kedikian, no duduk, e da escoteira Adrine Ganimian Tcharkhetian, no teclado, executaram músicas do cancioneiro armênio.

O Chefe Saro Baronian convidou o Professor James Onnig Tamdjian para explanar sobre a vida de Soghomon Tehlirian, herói armênio, responsável pela execução de Talat Pachá, um dos mandantes do genocídio.

O Grupo Sardarabad que já estava acampado na sede do Clube Armênio SAMA desde a noite anterior, encerrou o evento com uma oração em armênio que comoveu a todos os presentes. O evento foi integralmente organizado pela Chefia do Grupo que se esmerou para que a memória dos mártires fosse dignamente reverenciada. Os pais e familiares puderam acompanhar um cerimonia que reafirma o compromisso dos jovens do grupo com a armenidade e a luta pelo reconhecimento do genocídio.

Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
CulturaDa Redação

Batalha de Avarayr: Há 1573 anos os armênios se rebelavam contra o Império Persa

Em 2024 os armênios celebram os 1573 anos doVartanants, a celebração mais popular da Igreja…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais

4 Comentários

Deixe um comentário