Da RedaçãoTudo

Historiadores brasileiros participam de evento sobre Genocídio Armênio na Argentina

Screen Shot 2014-04-10 at 11.30.47 AMAcontece essa semana em Buenos Aires o Congresso Internacional sobre Genocídio Armenio: “en vísperas del centenario”, promovido pelo Centro de Estudios sobre Genocídio da Universidad nacional de Tres de Febrero e pela Fundación Memoria del Genocidio Armenio. O evento Internacional congrega pesquisadores de diversos países como Richard Hovannisian dos EUA, Claire Mouradian da França, Carlos Antaramián do México, David Gaunt da Suécia, Mehmet Polatel da Turquia, entre muitos outros.

O Brasil está representado por dois historiadores que foram aceitos para apresentar suas pesquisas acerca da comunidade armênia no Brasil.

O Prof. Dr. Hagop Kechichian, historiador egresso da Universidade de São Paulo, apresenta a pesquisa intitulada “Construcciones y reconstrucion de la identidad sociocultural de los Inmigrantes armenios en Brasil. Sobrevivientes del Genocidio Cultural“, um resumo da investigação que se dedica há muitos anos e de forma pioneira no Brasil. O segundo expositor brasileiro é o historiador Heitor Loureiro, doutorando em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Ele apresenta parte de sua tese de doutorado em andamento acerca dos primeiros esforços diplomáticos do Brasil para apoiar as reivindicações armênias logo após o Genocídio.

Eventos como este acontecem em diversas partes do mundo neste ano para mobilizar diversos intelectuais e a sociedade para o centenário em 2015.

A organização do evento irá disponibilizar os trabalhos completos em forma de uma publicação nos próximos meses.

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.
Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário