Home Da Redação Historiadores brasileiros participam de evento sobre Genocídio Armênio na Argentina

Historiadores brasileiros participam de evento sobre Genocídio Armênio na Argentina

0

Screen Shot 2014-04-10 at 11.30.47 AMAcontece essa semana em Buenos Aires o Congresso Internacional sobre Genocídio Armenio: “en vísperas del centenario”, promovido pelo Centro de Estudios sobre Genocídio da Universidad nacional de Tres de Febrero e pela Fundación Memoria del Genocidio Armenio. O evento Internacional congrega pesquisadores de diversos países como Richard Hovannisian dos EUA, Claire Mouradian da França, Carlos Antaramián do México, David Gaunt da Suécia, Mehmet Polatel da Turquia, entre muitos outros.

O Brasil está representado por dois historiadores que foram aceitos para apresentar suas pesquisas acerca da comunidade armênia no Brasil.

O Prof. Dr. Hagop Kechichian, historiador egresso da Universidade de São Paulo, apresenta a pesquisa intitulada “Construcciones y reconstrucion de la identidad sociocultural de los Inmigrantes armenios en Brasil. Sobrevivientes del Genocidio Cultural“, um resumo da investigação que se dedica há muitos anos e de forma pioneira no Brasil. O segundo expositor brasileiro é o historiador Heitor Loureiro, doutorando em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Ele apresenta parte de sua tese de doutorado em andamento acerca dos primeiros esforços diplomáticos do Brasil para apoiar as reivindicações armênias logo após o Genocídio.

Eventos como este acontecem em diversas partes do mundo neste ano para mobilizar diversos intelectuais e a sociedade para o centenário em 2015.

A organização do evento irá disponibilizar os trabalhos completos em forma de uma publicação nos próximos meses.

Armen Kevork Pamboukdjian Editor-chefe e redator do Estação Armênia. Nascido na capital Paulista, é formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho, em skate pela faculdade das ruas e em causa armênia pela universidade da luta e resistência.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *