Home Eventos Comunidade armênia de São Paulo comemorou os 22 anos da Independência da Armênia

Comunidade armênia de São Paulo comemorou os 22 anos da Independência da Armênia

No último sábado a comunidade armênia relembrou a data que marca a libertação da Armênia quando do fim da URSS.  Há 22 anos a Armênia vem construindo sua nova história repleta de vitórias e dificuldades. A segunda independência da Armênia.

A data realmente deve ser comemorada já que a fibra do povo armênio, tanto na pátria-mãe quanto na diáspora, é digna de menção. Surgida da tragédia do terremoto de 1988, da guerra de Karabagh, das dificuldades políticas e econômicas, essa nova fase da história mostra toda a luta pela consolidação da República e da democracia. 

0-2 Atividades

Em São Paulo a SAMA- Clube Armênio organizou um passeio fotográfico por pontos armênios de São Paulo. Depois de visitar monumentos, igrejas e obras de arte a equipe de fotógrafos amadores capitaneada pelo cineasta Gary Gananian captou imagens que vão se transformar em material virtual e real para toda a comunidade. 

A tarde o Portal Estação Armênia fez o lançamento do filme “Lost and Found in Armenia”, comédia recém lançada em Hollywood (EUA) e que gerou um produtivo debate ao final sobre as relações Armênia- Turquia, um dos temas centrais do filme. A atividade abriu um ciclo de exibições que a equipe do Portal vem preparando para os próximos meses. 

No início da noite a comunidade armênia, suas lideranças e convidados compareceram ao Consulado da República da Armênia atendendo o convite da Cônsul Geral Honorária Sra. Hilda Dirouhy BurmaianCom a condução do mestre de cerimônias o Dr. Mardiros Burunsizian, o ato solene contou com a participação da Banda da Polícia Militar de São Paulo que executou os hinos armênio e brasileiro e a entrada das bandeiras dos dois países feita pelos oficiais da Academia Militar do Barro Branco. 

A Cônsul Hilda Dirouhy Burmaian ressaltou os avanços da República e as lutas que ainda existem e que os armênios vão saber enfrentar (assista abaixo).

Ao agradecer os presentes a representante do governo da Armênia em São Paulo destacou o compromisso de todos em auxiliar a pátria-mãe em todos os aspectos desejando ao país muitos e muitos anos de paz e harmonia.

Hair Sourp Nareg Berberian, junto com o Arcipreste Der Yeznig Guzelian abençoaram a cerimônia e oraram pela Armênia e por todos os tombados na luta pela liberdade. A parte artística ficou a cargo do Grupo de Danças Yerevan que arrancou muitos aplausos dos presentes. 

O evento contou com a participação do Embaixador Plenipotenciário da Armênia na França, o senhor Vahagn Atabekian, que estava em São Paulo por conta das reuniões preparatórias da Expo 2020. Em suas palavras, o diplomata congratulou os armênios de São Paulo e do Brasil e lembrou a importância de todos nos mantermos ligados a Armênia. 

O assessor do Consulado da Armênia em São Paulo, Professor Yervant Tamdjian, presentou todos com a leitura do texto de William Saroyan “Armênia”, emocionando  todos os presentes. 

Veja algumas imagens do evento:

Assista aqui o discurso do Embaixador Plenipotenciário da Armênia na França, o senhor Vahagn Atabekian:

Veja também o vídeo da leitura do poema de William Saroyan pelo assessor do Consulado da Armênia em São Paulo, o Professor Yervant Tamdjian:

Deixe um comentário