EventosTudo

Comunidade armênia de São Paulo comemorou os 22 anos da Independência da Armênia

No último sábado a comunidade armênia relembrou a data que marca a libertação da Armênia quando do fim da URSS.  Há 22 anos a Armênia vem construindo sua nova história repleta de vitórias e dificuldades. A segunda independência da Armênia.

A data realmente deve ser comemorada já que a fibra do povo armênio, tanto na pátria-mãe quanto na diáspora, é digna de menção. Surgida da tragédia do terremoto de 1988, da guerra de Karabagh, das dificuldades políticas e econômicas, essa nova fase da história mostra toda a luta pela consolidação da República e da democracia. 

0-2 Atividades

Em São Paulo a SAMA- Clube Armênio organizou um passeio fotográfico por pontos armênios de São Paulo. Depois de visitar monumentos, igrejas e obras de arte a equipe de fotógrafos amadores capitaneada pelo cineasta Gary Gananian captou imagens que vão se transformar em material virtual e real para toda a comunidade. 

A tarde o Portal Estação Armênia fez o lançamento do filme “Lost and Found in Armenia”, comédia recém lançada em Hollywood (EUA) e que gerou um produtivo debate ao final sobre as relações Armênia- Turquia, um dos temas centrais do filme. A atividade abriu um ciclo de exibições que a equipe do Portal vem preparando para os próximos meses. 

No início da noite a comunidade armênia, suas lideranças e convidados compareceram ao Consulado da República da Armênia atendendo o convite da Cônsul Geral Honorária Sra. Hilda Dirouhy BurmaianCom a condução do mestre de cerimônias o Dr. Mardiros Burunsizian, o ato solene contou com a participação da Banda da Polícia Militar de São Paulo que executou os hinos armênio e brasileiro e a entrada das bandeiras dos dois países feita pelos oficiais da Academia Militar do Barro Branco. 

A Cônsul Hilda Dirouhy Burmaian ressaltou os avanços da República e as lutas que ainda existem e que os armênios vão saber enfrentar (assista abaixo).

Ao agradecer os presentes a representante do governo da Armênia em São Paulo destacou o compromisso de todos em auxiliar a pátria-mãe em todos os aspectos desejando ao país muitos e muitos anos de paz e harmonia.

Hair Sourp Nareg Berberian, junto com o Arcipreste Der Yeznig Guzelian abençoaram a cerimônia e oraram pela Armênia e por todos os tombados na luta pela liberdade. A parte artística ficou a cargo do Grupo de Danças Yerevan que arrancou muitos aplausos dos presentes. 

O evento contou com a participação do Embaixador Plenipotenciário da Armênia na França, o senhor Vahagn Atabekian, que estava em São Paulo por conta das reuniões preparatórias da Expo 2020. Em suas palavras, o diplomata congratulou os armênios de São Paulo e do Brasil e lembrou a importância de todos nos mantermos ligados a Armênia. 

O assessor do Consulado da Armênia em São Paulo, Professor Yervant Tamdjian, presentou todos com a leitura do texto de William Saroyan “Armênia”, emocionando  todos os presentes. 

Veja algumas imagens do evento:

Assista aqui o discurso do Embaixador Plenipotenciário da Armênia na França, o senhor Vahagn Atabekian:

Veja também o vídeo da leitura do poema de William Saroyan pelo assessor do Consulado da Armênia em São Paulo, o Professor Yervant Tamdjian:

Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário