Home Campanhas Campanha Urgente: Todos unidos contra o requerimento anti-armênio

Campanha Urgente: Todos unidos contra o requerimento anti-armênio

2

Picture 4

O Requerimento apresentado pelos Deputados Nelson Pellegrino (PT-BA) e Claudio Cajado (DEM-BA) é desprovido de qualquer sustentação.

No campo histórico os autores desconhecem a milenar presença armênia em Karabagh, repleta de paisagens culturais armênias incontestáveis e  que são de amplo conhecimento internacional. Tampouco levam em conta as arbitrariedades stalinistas que impuseram o julgo azerbaijano sobre a população armênia daquela região durante décadas.

No campo político o requerimento é desprovido de sustentação já que não leva em conta a presença do Exército de Defesa de Nagorno Karabagh/Artshak e dos armênios de Artshak que através de plebiscito escolheram democraticamente pela sua independência e autodeterminação ao invés de se submeterem ao domínio azeri e aos massacres e deportações que vinham ocorrendo contra a população civil armênia no fim da era soviética.

No campo do Direito a moção sugerida está ainda mais distante dos ditames das relações internacionais e da constituição. Ao sugerir a adoção de resoluções de 1993, portanto, antigas, os deputados brasileiros menosprezam os esforços do Grupo de Minsk (França, Rússia e EUA) que vem trabalhando anos a fio para melhorias nas relações entre armênios e azerbaijanos e ao sugerir resoluções de mais de duas décadas como parâmetro arbitral mostram preferir o retrocesso ao invés do avanço nas relações entre os dois países.

Outrossim, os deputados Nelson Pellegrino e Claudio Cajado não se balizam pela a constituição brasileira no seu artigo 4 que diz :

A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

I – independência nacional;

II – prevalência dos direitos humanos;

III – autodeterminação dos povos;

IV – não-intervenção;

V – igualdade entre os Estados;

VI – defesa da paz;

VII – solução pacífica dos conflitos;

Embasado pela Carta Magna da nação brasileira o Portal Estação Armênia afirma:

NAGORNO KARABAGH É UMA REPÚBLICA INDEPENDENTE, STATUS ESSE ESCOLHIDO PELO POVO ARMÊNIO QUE LÁ RESIDE HÁ MILHARES DE ANOS, E QUE DE FORMA DEMOCRÁTICA EXERCE SEU DIREITO A AUTODETERMINAÇÃO QUE JÁ VEM SENDO RECONHECIDA POR INÚMERAS INSTITUIÇÕES POLÍTICAS EM AMBITO MUNDIAL, COMO A ÚNICA ENTIDADE JURÍDICO-POLÍTICA A EXERCER O PODER NOS TERRÍTORIOS ARMÊNIOS DE ONTEM, HOJE E SEMPRE. DESSA FORMA O REQUERIMENTO APRESENTADO É OFENSIVO CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA.

O PORTAL ESTAÇÃO ARMÊNIA CONVOCA SEUS LEITORES E SIMPATIZANTES, EMBASADOS POR ESSAS NOTÍCIAS E FATOS,  A ENDEREÇAR E-MAILS, TELEFONEMAS, CARTAS PARA OS GABINETES DOS NOBRES DEPUTADOS A FIM DE CONSCIENTIZA-LOS DA REAL SITUAÇÃO DAQUELA REGIÃO E EXIGIR QUE O REQUERIMENTO SEJA RETIRADO PAUTA DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES DA CÂMARA FEDERAL.

VAMOS EXERCER NOSSOS DIREITOS COMO CIDADÃOS BRASILEIROS, DESCENDENTES DE ARMÊNIOS,  DE FORMA REPUBLICANA, ORDEIRA E RESPEITOSA PARA QUE ESSE INFELIZ REQUERIMENTO NÃO TENHA DESDOBRAMENTOS NAS RELAÇÕES ARMÊNIA-BRASIL.

 

ABAIXO SEGUE UMA CARTA SUGESTÃO (SE QUISER ESCREVA A SUA) E OS ENDEREÇOS DOS SRS. DEPUTADOS:

 Senhor Deputado ______________.

Como cidadão brasileiro venho por meio deste e-mail externar minha indignação com a requisição 285/2013 apresentada por vossa senhoria a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional e que demonstra total desconhecimento do tema bem como de sua complexidade. Sendo isso exijo que tal requerimento seja retirado já que ele não honra as tradições pacifistas, humanitárias e de equidade entre as nações, valores esses expressos na nossa carta-magna e que apesar de todos os problemas nos colocam no rol das nações livres e democráticas do mundo. Respeitosamente 

Nome: 
Documento (Rg ou título de eleitor):

 

Deputado Claudio Cajado (DEM-BA)


Telefone ( 61 ) 3215 56 30
Fax – (61) 3215 26 30
e-mail: para contactar o deputado, clique aqui!

Twitter @claudio_cajado
Página do Facebook: https://www.facebook.com/pages/Deputado-Claudio-Cajado/112606832123101?directed_target_id=0

______

Deputado Nelson Pellegrino (PT BA)

Telefone (61) 3215-5826
Fax 3215-2826
e-mail dep.nelsonpellegrino@camara.leg.br
Twitter: @nelsonpelegrino

Página do Facebook: https://www.facebook.com/nelsonpelegrino?hc_location=timeline

_____

Envie também para o presidente da Comissão, o deputado Henrique Eduardo Alves:  dep.henriqueeduardoalves@camara.leg.br

Endereço : Praça dos Três Poderes – Câmara dos Deputados
Gabinete 630 Anexo IV
Cep- 70 169-900 – Brasília – DF

Comment(2)

  1. Senhores deputados, meu filho, Yuri Kebian Omonte esteve recentemente na Armênia por seis meses. Ele aprendeu e estudou o idioma e a história da ARMÊNIA.
    Tudo que entendi é que não tem NENHUM SENTIDO vocês lutarem pelas ambições do povo azeri.
    Analisem as consequencias de qualquer ato IMPENSADO, PRECIPITADO por parte desse povo azeri.Quantas vidas INOCENTES serão ceifadas?BASTA DE MATANÇAS NO MEIO DOS ARMÊNIOS !!!!
    SEJAM PATRIOTAS E CUIDEM DO BRASIL!!!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *