Home Da Redação Papa Francisco é a favor do reconhecimento do Genocídio Armênio

Papa Francisco é a favor do reconhecimento do Genocídio Armênio

0

Por: Armen Pamboukdjian –

Que o Cardeal Primaz de Buenos Aires Jorge Mario Bergoglio foi escolhido o novo Papa sob o nome de Francisco, quase todos já devem saber. Mas o que poucos sabem é que o recém eleito Papa Francisco já clamou pelo reconhecimento do Genocídio Armênio.

Papa, Francisco, Bergoglio, Kissag
Arcebispo armênio Kissag Mouradian e o então Arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio (á direita)

O clamor ocorreu no dia 22 de abril de 2006, durante missa de rememoração aos 91 anos do Genocídio Armênio (leia mais), quando o Cardeal Jorge Mario Bergoglio (agora Papa Francisco) presidiu um encontro ecumênico ao lado do Arcebispo Kissag Mouradian, Primaz da Igreja Apostólica Armênia da Argentina, na Catedral Metropolitana de Buenos Aires.

Na ocasião, o Arcebispo de Buenos Aires enviou uma calorosa mensagem de entendimento e amor, apoio e exigiu justiça. “Hoje viemos orar por este povo, o qual, todavia, não se aplicam os direitos humanos”, disse Bergoglio,  que ainda observou o triste papel dos impérios na história da humanidade. “Desejo paz a eles (povo armênio), não a minha paz, mas a paz de Jesus”. 

O Cardeal Bergoglio orou pelo povo armênio e desejou que o “silencio” dos impérios cessasse, dando lugar a justiça, “que trará a paz ao povo armênio”. Para finalizar o Cardeal agradeceu ao povo da Argentina por terem acolhido os armênios “nesta” terra.

Agora, basta saber se o Papa Francisco agilizará a prometida abertura do Arquivos Secretos do Vaticano (leia matéria), que contém documentos do Genocídio Armênio. 

papa

Armen Kevork Pamboukdjian Editor-chefe e redator do Estação Armênia. Nascido na capital Paulista, é formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho, em skate pela faculdade das ruas e em causa armênia pela universidade da luta e resistência.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *