Home Da Redação Tribunal mexicano abre caminho para a retirada da estátua de ditador azeri Haydar Aliyev

Tribunal mexicano abre caminho para a retirada da estátua de ditador azeri Haydar Aliyev

0

Statue of late Azerbaijan dictator at Mexico City park angers activitistsO Tribunal Federal do México rejeitou uma queixa apresentada pela Embaixada do Azerbaijão para evitar a remoção da estátua do ditador azeri Haydar Aliyev de um parque no centro da cidade. A decisão do tribunal abre o caminho para a remoção da estátua.

A estátua foi erguida durante o verão, depois que o governo azeri ofereceu ilegalmente US$ 10 milhões para manutenção do parque em troca da construção da estátua.

A estátua gigante gerou protestos de ativistas mexicanos dos Direitos Humanos que não aceitaram a decisão da cidade abrigar uma estátua de um notório ditador junto a figuras como Abraham Lincoln e Mahatma Gandhi.

No final de novembro, uma comissão de três pessoas nomeadas para investigar a construção da estátua na cidade recomendou que ela fosse removida por ser altamente ofensiva enquanto imagem e claramente fruto de uma cadeia de corrupção que envolveu a Embaixada do Azerbaijão e altos funcionários públicos.  O governo do Azerbaijão ameaçou o governo mexicano de retaliação econômica e indicou que se a estátua fosse retirada poderia romper relações com  o México. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *