Home Da Redação Missa e almoço marcam o Natal armênio em São Paulo

Missa e almoço marcam o Natal armênio em São Paulo

0
0

Datev missa

Na manhã deste domingo, dia 06 de janeiro de 2013, parte dos armênios do Brasil comemorou o natal e a epifania com uma bela cerimônia na Igreja Apostólica Armênia São Jorge. O Rito conta com a representação do nascimento e do batismo de Jesus Cristo.

A igreja estava completamente lotada e, no Sacramento da Santa Missa, os fieis saudaram-se uns aos outros repetindo a bela mensagem da Boa Nova, que sempre foi exclamada pelos armênios através dos séculos: “Cristo Nasceu e Se Revelou; a Vós e a Nós a Grande Boa Nova” (Kristos Dznav yev haidnetsav: Tsez yev mez medz avedis).

Após a celebração da Santa Missa, muitas família se dirigiram ao Clube Armênio, para o tradicional almoço de natal. Logo no saguão de entrada do clube estavam expostas algumas das obras que fizeram parte do evento “Armênia Viva”. (leia mais sobre o evento, clique aqui)

O evento foi uma grande homenagem à Comunidade Armênia do Brasil, realizada pelo Círculo Militar de Campinas, em novembro de 2011. Representando a entidade, estavam presentes a grande responsável pela homenagem, a diretora cultural Ana Clara de Mello, além do Cel Fábio Toledo Ferreira.

Antes de o almoço ser servido, o prelado titular da Igreja Apostólica Armênia de São Paulo, o Arcebispo Datev Gharibian, fez um discurso enfatizando a importância do nascimento de Cristo para todos os cristãos, independentemente da data de comemoração [veja aqui o porquê dos armênios celebrarem o Natal em janeiro].

Maestro Alexey Kurkdjian e o pianista Gustavo Fiel

Gharibian ainda aproveitou para lembrar a todos os presentes que os armênios da Síria estão sofrendo demais com o conflito no país, e salientou que aqueles que puderem ajudar de alguma maneira que o façam. Em seguida, o arcebispo abençoou o alimento e rezou o Pai Nosso (Hayr Mer), seguido pelos presentes.

Ao término do discurso do arcebispo o almoço foi servido e, ao término do mesmo, os presentes foram agraciados com a boa música armênia ao som do violino do Maestro Alexey Kurkdjian e do pianista Gustavo Fiel, ambos acompanhados em coro pelos presentes. Foram entoadas músicas como Hay Herosneri Yerke, Kedashen e Yerevan Yerepuni.

Veja mais fotos abaixo:

Armen Kevork Pamboukdjian Editor-chefe e redator do site Estação Armênia. Nascido na capital paulista, é formado em Jornalismo pela Universidade Nove de Julho, em skate pela faculdade das ruas e em causa armênia pela escola da luta e resistência.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *