Um dos mais importantes feriados do ano é, sem dúvida, o Natal (Surp Dzënúnt), no qual se celebra um evento importante: o nascimento de Cristo. Entre grande parte dos armênios (fiéis à Igreja Apostólica Armênia) esta festa acontece em 06 de janeiro.
Desde o início do cristianismo e durante os primeiros três séculos, toda a cristandade celebrou o Natal no dia 06 de janeiro. No entanto, hoje, em muitos países, é comemorado no dia 25 de dezembro. Esta alteração da data foi feita no século IV em Roma por uma necessidade prática. Era neste dia que os romanos comemoravam com grande alegria a cerimônia do Deus-Sol.
Até a segunda metade do século IV, o cristianismo não tinha força para transpor tal espetacular celebração da Roma “pagã”, nem todas as tradições alusivas a data. Os altos dignitários da Igreja ocidental, com a finalidade de colocar a festividade romana no esquecimento, decidiram mudar a data do nascimento de Jesus para o final de dezembro, a fim de coincidir com o culto romano.
Assim, o 25 de dezembro foi imposto a todos os países que tinham Roma como centro espiritual.
Os armênios (e outros cristãos orientais) geograficamente distantes e totalmente alheios à festas pagãs de Roma, mantiveram a tradição antiga e até hoje celebram o Natal em 06 de janeiro.
Em 6 de janeiro, os armênios ortodoxos (fiéis à Igreja Apostólica Armênia) se saúdam uns aos outros com a seguinte saudação: “Cristo nasceu e se revelou. A vós e a nós a boa nova.”
A saudação é feita da seguinte forma: (Cumprimento) – “Kristos dzenav iev haidnetsav. (Resposta) – Tsez iev mez medz Avedis“.
(Armênio): Քրիստոս Ծնաւ եւ Յայտնեցաւ. Ձեզ եւ մեզ մեծ Աւետիս)
Igreja Apostólica Armênia
A Armênia foi a primeira nação a adotar o cristianismo como religião oficial de Estado, ainda no ano de 301 D.C com São Gregório “O Iluminador” e encarna uma das heranças mais antigas do cristianismo no mundo. A Igreja Apostólica Armênia é uma das igrejas orientais mais antigas do mundo e possui o seu próprio Patriarcado, localizado em Etchmiadzin, na cidade de Yerevan, capital da Armênia atual.
Epifania
Na mesma data, a Igreja Católica comemora a Epifania, dia no qual os Reis Magos visitam o bebê judeu e o apresentam aos gentios, cumprindo-se a profecia do antigo testamento.
é importante lembrar que a data da visita do reis é o grande marco pois é a visita ao bebê judeu e os presentes dados por reis de outras religioes que cumpre a profecia do antigo testamento, e nao apenas o nascimento do menino, ja que o fantastico está em sua concepção e na visita, e posteriormente a morte e ressurreição, pois o nascimento não apresenta nenhum fator marcante por si só!!
Magnífica explanaçao!
YURI,É VERDAD!! NOS OS ARMENIOS, CELEBRAMOS O NATAL 6 DE JANEIRO!! O DIA QUE EU NASCI!!! SERIA A DATA CERTA!!PRECISO FALAR COM VOCÊ URGENTE!!; ME LIGA PARA LOJA DIA 26!! OK? BJS,FELIZ NATAL!!!
Sempre é bom aprender coisas novas. Adorei
Adorei ate chorei a minha avó Satenik Assadorian Ikmadossian , nesta data assava um carneiro,nos rezavamos o pai nosso e comianos a familia toda era um dia de muita união e amor ,muitas saudades, belos dias
Adorei essa explicação mas já sabia que dia 06/01 Que se comemora o Natal na Armênia muito lindo
Na Espanha e em alguns países americanos colonizados pelos árabes, as crianças são presenteadas no 6 de janeiro ,Dia de Reis ,quando os 3 Reis magos levam seus presentes para o menino Jesus.
Muito interessante a história dos armênios cristãos.
Bom Dia a todos! Bom Eu sou católico apostólico e romano, sim muitos historiadores já escreveram isso, não é natal 25 de dezembro era uma festa pagã e o papa não poderia mudar isso? concordo plenamente com essa data, 6 de janeiro, falam que é dia de santo rei mas quem é rei? não e Jesus? e quem é santo? não é Jesus também? pra mim esta aí a prova, os reis magos não eram santos e sim Jesus, os magos eram astrólogos estudiosos dos astros. abraço a todos.