Home Da Redação Armênios celebram Natal em todo o mundo

Armênios celebram Natal em todo o mundo

0

Via Vestnik Kavkaza – 

Árvore de Natal em Yerevan Os armênios celebram o Natal no dia 06 de janeiro [veja também o outro post sobre o assunto], feriado na Armênia. A data também coincide com a celebração da Epifania (Reis Magos). Tradicionalmente, os armênios jejuam durante a semana que antecedem o Natal. Os devotos podem ainda abster-se de comida por três dias antes da véspera do Natal, a fim de receber a Eucaristia com o estômago “puro”.

É comum o questionamento do porquê os armênios não celebrarem o Natal no dia 25 de dezembro junto com a maior parte do mundo. Obviamente, a data exata do nascimento de Jesus Cisto não é estabelecida historicamente – e também não é mencionada nos evangelhos. Entretanto, historicamente, todas as igrejas cristãs celebravam o nascimento de Jesus no dia 06 de janeiro até o século IV.

De acordo com fontes católicas romanas, a data foi alterada do dia 06 de janeiro para o dia 25 de dezembro de forma a anular uma festividade pagã dedicada ao nascimento do Sol celebrado no dia 25 de dezembro. Naquele tempo, os cristãos ainda continuavam a celebrar as festividades pagãs. Para enfraquecer e subjugar tal prática pagã, a hierarquia eclesiástica designou o dia 25 de dezembro como a data oficial do Natal e o dia 06 de janeiro como a celebração da Epifania.

Entretanto, os armênios não foram afetados por essa mudança porque tais práticas pagãs não aconteciam na Armênia e, naquele tempo, a Igreja Armênia não orbitava em torno da Igreja Católica Romana. Assim, mantendo-se fiel as tradições de seus ancestrais, os armênios continuaram a celebrar o natal no dia 06 de janeiro até os dias de hoje.

As festividades acontecerão em Yerevan até o dia 13 de janeiro, quando há um concerto programado para a Praça da Liberdade.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *