Pela primeira vez na história da competição, diversos campeões mundiais estava reunidos e distribuidos em várias categorias. Soghomonyan competiu na categoria 120 KG e enfrentou o brasileiro Bruno Pinheiro logo na primeira luta. O armênio venceu os 2 rounds e avançou.
Na sequência, Soghomonyan enfrentou o russo Ilnickiy Vitalik em uma das lutas mais duras na categoria. No primeiro round o placar ficou empatado e no segundo, Eduard, em um contragolpe, aplicou um suplê frontal no russo – que é 9 kg mais pesado que o armênio – vencendo a luta por 2 pontos e se classificando para a final.
Na luta decisiva, Eduard enfrentou o indiano Dalal Dharmender, também 9 kg mais pesado. O armênio logo foi surpreendido por um scape roll do indiano, que abriu vantagem de 2 pontos logo no primeiro round. No round seguinte, Eduard aplicou uma queda no indiano, e abriu 3 a 0, levando a luta para o terceiro e último round, no qual Eduard venceu marcou mais 2 pontos e sagrou-se campeão da categoria 120 kg.
Este é o terceiro título que Eduard conquista no Brasil. Anteriormente ele havia vencido o Campeonato Paulista de Greco Romana e a Copa Wrestling do Rio de Janeiro, além de um 3º lugar na modalidade Freestyle dos “Jogos Abertos” deste ano, e mostra que pode representar muito bem o Brasil no futuro.
O amigo e responsável pela vinda do armênio ao Brasil, Ricardo Mikaelian, conversou com a reportagem do Estação Armênia e agradeceu a todos que ficaram na torcida pelo armênio. “Gostaria de agradecer a todos que torcem e torceram pelo Edu. Ele foi campeão, foi duro, mas o ouro está em mãos, ou melhor, no peito”.