EsportesTudo

Soghomonyan fica em 3º lugar na disputa do Freestyle dos “Jogos Abertos” em Bauru

Entre os dias 18 e 24 de novembro, a cidade de Bauru, no interior de São Paulo, recebeu a 75ª edição dos  “Jogos Abertos do Interior 2012”. Mais de 200 municípios participaram desta edição. Os “Jogos Abertos do Interior” foram criados em 1936, no município de Monte Alto (estado de São Paulo), por Baby Barioni e tem grande tradição esportiva para a criação de atletas em geral.

E o lutador de Wrestling, Eduard Soghomonyan –  armênio que mora no Brasil a menos de um ano – representou a cidade de Piracicaba na disputa da Luta Olimpica, na categoria 120 kg.

O detalhe é que Eduard lutou pela primeira vez na modalidade Freestyle e acabou ficando com um ótimo terceiro lugar. Após três lutas o armênio perdeu na semifinal para o multi-campeão Antoine Jaoude. Com a derrota na semi, Edu enfrentou e venceu seu companheiro de treino, o paulistano Ramilo Silva, encerrando a participação nos Jogos.

Ricardo Mikaelian, que além de amigo é responsável pela vinda de Soghomonyan ao Brasil, conversou com a reportagem do Estação Armênia:

Logo no começo da primeira luta Eduard aplicou um suplex (golpe onde o wrestler levanta o oponente deixando-o de pernas para cima e em seguida arremessa-o para trás e existem muitas variações do golpe). Na volta para segundo round o oponente desistiu da luta, e na seguinte Eduard abriu 3 pontos de vantagem, mas por uma pequena falha o Antoine – campeão Pan Armericano e 7 vezes estadual (RJ) – conseguiu segurar suas pernas e estabilizar por 3 segundos no chao, o que resultou na derrota de Edu. Ele nunca havia lutado o Wrestling na modalidade Freestyle e acabou pecando nesse movimento, mas foi uma ótima participação”, concluiu Mikaelian.

Perguntado sobre como foi que Eduard teve a oportunidade de participar dos “Jogos Abertos”, Ricardo explicou: “Me ligaram da CBLA (Confederação Brasileira de Lutas) convidando o Eduard pra representar a cidade de Piracicaba nos jogos abertos na categoria de 120 kg, mas para lutar freestyle, ele aceitou e viemos para Bauru participar”, finalizou Ricardo.

Nota da Redação:

Soghomonyan é lutador de Wrestling na modalidade Greco Romana e neste período em terras brasileiras já venceu Campeonato Paulista de Greco Romana e da Copa Wrestling do Rio de Janeiro.

Clique aqui para os resultados gerais dos “Jogos Abertos do Interior 2012”.

Abaixo, veja fotos do evento (clique nas miniaturas para ampliá-las):
*Fotos: http://www.flickr.com/photos/jogosabertos2012 

   

 

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.
Matérias Relacionadas
PodcastTudo

Podcast Estação Armênia #11

Apresentado por Armen Pamboukdjian, Heitor Loureiro e Marcelo Mirzeian, o Podcast Estação Armênia…
Leia mais
EsportesTudo

Campeões mundiais Artur Aleksanyan, Maksim Manukyan lideram os rankings de Wrestling

Panorama.am O United World Wrestling (UWW) lançou os rankings atualizados de janeiro para os…
Leia mais
Da RedaçãoOlimpiadasTudo

Abaixo-assinado pede justiça à Mihran Harutyunyan nos Jogos Olímpicos

Mihran Harutyunyan é um lutador armênio de luta greco-romana que chegou às finais da edição…
Leia mais

Deixe um comentário