EsportesTudo

Noah FC é campeão da Copa da Armênia 2025

Equipe de Yerevan conquista dois títulos em menos de uma semana.

Na última terça-feira, 13 de maio, Noah e Ararat Armênia se enfrentaram no Estádio Republicano Vazgen Sargsyan e o Noah venceu a partida por 3 a 1. 

O português Hélder Ferreira abriu o placar aos 40 minutos do primeiro tempo, mas 4 minutos depois o camaronês Marius Noubissi empatou para o Ararat. No segundo tempo, após muita pressão do Noah, a equipe chegou ao gol novamente aos 12 minutos com Helder Ferreira (2 a 1). O Ararat lutou em busca do empate mas aos 41 minutos da segunda etapa, o Noah ampliou com um belíssimo gol de fora da área  do brasileiro Matheus Aiás dando números finais a partida. Final Noah 3 x 1 Ararat e o título ficou nas mãos do Noah.

Os torcedores do Noah tem diversos motivos para comemorar, afinal de contas puderam soltar o grito de campeão duas vezes em apenas 4 dias. No último sábado, o Noah também conquistou o campeonato armênio após vencer o Pyunik.

Fundado em 2017 como FC Artsakh, a equipe teve uma ascensão meteórica no futebol armênio. Em sua temporada inaugural, 2017-18, a equipe foi vice-campeã da Armenian First League (segunda divisão da Armênia) e foi promovida para a elite do futebol armênio.

Após um decepcionante 8º lugar na temporada 2018-19, o clube foi vendido para Karen Abrahamyan, que o rebatizou como FC Noah em 2019. O nome faz referência ao bíblico Noé, cuja arca pousou nas Montanhas de Ararat, tradicionalmente identificadas com o Monte Ararat. O Noah venceu a Copa da Armênia de 2019-20, derrotando o Ararat-Armênia nos pênaltis em um jogo emocionante no qual o Noah buscou o empate após estar perdendo por 4 a 1, virou para 5 a 4 na prorrogação, cedeu o empate e venceu nos pênaltis por 7 a 6. No mesmo ano, o Noah conquistou a Supercopa da Armênia, superando por 2 a 1 na prorrogação o Ararat-Armênia.

A equipe ficou com o vice-campeonato armênio em três oportunidades: nas temporadas 2019-20, 2020-21 e 2023-24.

Em 2024-25, o Noah fez uma campanha histórica. A equipe se classificou para a fase classificatória da UEFA Conference League após derrotar o Ružomberok por 4 a 3 no placar agregado na rodada de play-off, tornando-se o primeiro clube na história da Conference League a avançar com sucesso em todas as quatro rodadas de qualificação. Eles haviam derrotado Shkëndija, Sliema Wanderers e o poderoso grego AEK Atenas nas rodadas classificatórias anteriores.

Sobre o autor

Artigos

Paulistano, Formado em Jornalismo, Letras e Pedagogia, pós graduado em Produção de Material Didático, torcedor do Ararat Yerevan, fã do SOAD e consequentemente da cultura Armênia.

Deixe um comentário