Esportes

Com 3 rodadas de antecedência, Noah é campeão armênio de 2025

Equipe de Yerevan conquista título inédito da Armenian Premier League

Na última sexta-feira, 9 de maio, a equipe do Noah venceu o Pyunik por 2 a 1 no estádio Kotaik, na cidade de Abovian. Hovhannes Hambardzumyan abriu o placar para o Noah aos 17 minutos do primeiro tempo, e aos 22, Nermin Zolotić ampliou para 2 a 0. O Pyunik ainda conseguiu diminuir a diferença aos 48, com Daniil Kulikov, mas o Noah conseguiu administrar o resultado no segundo tempo e garantiu a vitória. Após 27 jogos, com 23 vitórias, dois empates e apenas duas derrotas, o Noah garantiu o título inédito em sua curta história, além de uma vaga para a fase preliminar da UEFA Champions League.

A equipe conta com quatro brasileiros no elenco: os laterais James e Marcos Pedro, o goleiro Arthur Coneglian e o centroavante Matheus Aiás, destaque da equipe com 16 gols na temporada. Em menos de um ano, ele já se tornou o 5º maior artilheiro da história do Noah.

Fundado em 2017 como FC Artsakh, a equipe teve uma ascensão meteórica no futebol armênio. Em sua temporada inaugural, 2017-18, a equipe foi vice-campeã da Armenian First League (segunda divisão da Armênia) e foi promovida para a elite do futebol armênio.

Após um decepcionante 8º lugar na temporada 2018-19, o clube foi vendido para Karen Abrahamyan, que o rebatizou como FC Noah em 2019. O nome faz referência ao bíblico Noé, cuja arca pousou nas Montanhas de Ararat, tradicionalmente identificadas com o Monte Ararat. O Noah venceu a Copa da Armênia de 2019-20, derrotando o Ararat-Armênia nos pênaltis em um jogo emocionante no qual o Noah buscou o empate após estar perdendo por 4 a 1, virou para 5 a 4 na prorrogação, cedeu o empate e venceu nos pênaltis por 7 a 6. No mesmo ano, o Noah conquistou a Supercopa da Armênia, superando por 2 a 1 na prorrogação o Ararat-Armênia.

A equipe ficou com o vice-campeonato armênio em três oportunidades: nas temporadas 2019-20, 2020-21 e 2023-24.

Em 2024-25, o Noah fez uma campanha histórica. A equipe se classificou para a fase classificatória da UEFA Conference League após derrotar o Ružomberok por 4 a 3 no placar agregado na rodada de play-off, tornando-se o primeiro clube na história da Conference League a avançar com sucesso todas as quatro rodadas de qualificação. Eles haviam derrotado Shkëndija, Sliema Wanderers e o poderoso grego AEK Atenas nas rodadas classificatórias anteriores. A equipe segue viva na Copa da Armênia, em busca do seu segundo título na competição, e enfrentará o Ararat-Armênia na próxima terça-feira, 13 de maio, na grande final do torneio.

Ainda faltam três rodadas para o término do campeonato armênio, e as equipes ainda disputam vagas na UEFA Conference League e lutam contra o rebaixamento.

Sobre o autor

Artigos

Paulistano, Formado em Jornalismo, Letras e Pedagogia, pós graduado em Produção de Material Didático, torcedor do Ararat Yerevan, fã do SOAD e consequentemente da cultura Armênia.
Matérias Relacionadas
Conheça

Hovakimian, Kavaljian, Caracotchian: Mulheres Armênias que Revolucionaram a Ciência

Por Tvene Baronian Hoje apresentamos três mulheres armênias fenomenais que, com ética de…
Leia mais
Genocídio Armênio

O grito que ecoa: Os 110 anos do início do Genocídio Armênio no mundo

Em 2025, o mundo relembrou os 110 anos do início do Genocídio Armênio com cerimônias e protestos…
Leia mais
Artsakh

Paz ou capitulação? O acordo que o Azerbaijão impõe à Armênia

Enquanto o mundo celebra o anúncio de um acordo de paz entre Armênia e Azerbaijão, a realidade…
Leia mais

Deixe um comentário