Esportes

Com 3 rodadas de antecedência, Noah é campeão armênio de 2025

Equipe de Yerevan conquista título inédito da Armenian Premier League

Na última sexta-feira, 9 de maio, a equipe do Noah venceu o Pyunik por 2 a 1 no estádio Kotaik, na cidade de Abovian. Hovhannes Hambardzumyan abriu o placar para o Noah aos 17 minutos do primeiro tempo, e aos 22, Nermin Zolotić ampliou para 2 a 0. O Pyunik ainda conseguiu diminuir a diferença aos 48, com Daniil Kulikov, mas o Noah conseguiu administrar o resultado no segundo tempo e garantiu a vitória. Após 27 jogos, com 23 vitórias, dois empates e apenas duas derrotas, o Noah garantiu o título inédito em sua curta história, além de uma vaga para a fase preliminar da UEFA Champions League.

A equipe conta com quatro brasileiros no elenco: os laterais James e Marcos Pedro, o goleiro Arthur Coneglian e o centroavante Matheus Aiás, destaque da equipe com 16 gols na temporada. Em menos de um ano, ele já se tornou o 5º maior artilheiro da história do Noah.

Fundado em 2017 como FC Artsakh, a equipe teve uma ascensão meteórica no futebol armênio. Em sua temporada inaugural, 2017-18, a equipe foi vice-campeã da Armenian First League (segunda divisão da Armênia) e foi promovida para a elite do futebol armênio.

Após um decepcionante 8º lugar na temporada 2018-19, o clube foi vendido para Karen Abrahamyan, que o rebatizou como FC Noah em 2019. O nome faz referência ao bíblico Noé, cuja arca pousou nas Montanhas de Ararat, tradicionalmente identificadas com o Monte Ararat. O Noah venceu a Copa da Armênia de 2019-20, derrotando o Ararat-Armênia nos pênaltis em um jogo emocionante no qual o Noah buscou o empate após estar perdendo por 4 a 1, virou para 5 a 4 na prorrogação, cedeu o empate e venceu nos pênaltis por 7 a 6. No mesmo ano, o Noah conquistou a Supercopa da Armênia, superando por 2 a 1 na prorrogação o Ararat-Armênia.

A equipe ficou com o vice-campeonato armênio em três oportunidades: nas temporadas 2019-20, 2020-21 e 2023-24.

Em 2024-25, o Noah fez uma campanha histórica. A equipe se classificou para a fase classificatória da UEFA Conference League após derrotar o Ružomberok por 4 a 3 no placar agregado na rodada de play-off, tornando-se o primeiro clube na história da Conference League a avançar com sucesso todas as quatro rodadas de qualificação. Eles haviam derrotado Shkëndija, Sliema Wanderers e o poderoso grego AEK Atenas nas rodadas classificatórias anteriores. A equipe segue viva na Copa da Armênia, em busca do seu segundo título na competição, e enfrentará o Ararat-Armênia na próxima terça-feira, 13 de maio, na grande final do torneio.

Ainda faltam três rodadas para o término do campeonato armênio, e as equipes ainda disputam vagas na UEFA Conference League e lutam contra o rebaixamento.

Sobre o autor

Artigos

Paulistano, Formado em Jornalismo, Letras e Pedagogia, pós graduado em Produção de Material Didático, torcedor do Ararat Yerevan, fã do SOAD e consequentemente da cultura Armênia.
Matérias Relacionadas
Esportes

Armênia estreia nas Eliminatórias da Copa de 2026 com derrota pesada para Portugal e vitória sobre a Irlanda

Seleção armênia sofre goleada por 5 a 0 diante dos portugueses, mas reage dias depois e supera a…
Leia mais
Esportes

Armênia recebe Portugal em Yerevan na estreia das Eliminatórias da Copa de 2026

Seleção armênia enfrenta os lusos neste sábado (6), às 13h de Brasília, no Estádio Vazgen…
Leia mais
Esportes

Noah vence Olimpija e garante vaga na fase de liga da Conference League

Clube armênio confirma classificação inédita pela segunda temporada seguida, após campanha…
Leia mais

Deixe um comentário