Via ( azatutyun.am/) –
O treinador Sarkis Aghajanyan disse que o time de Artsakh será a segunda equipe armênia após a seleção nacional de futebol da Armênia. O time de Artsakh vai competir na Associação de Futebol dos Estados Não Reconhecidos, criada em 2003 na cidade de Liège, na Bélgica. A associação trabalha para organizar partidas amistosas entre os Estados não reconhecidos.
A República de Nagorno-Karabakh se juntou às seleções de Abkházia, Ossétia do Sul, Transnístria, Kosovo e do Tibete para competições ainda este ano.
“O primeiro jogo será realizado em Sukhumi (Abkházia) no dia 25 de setembro e em 22 de outubro vamos receber a mesma equipe em Stepanakert (Artsakh). Este é o início. Isso vai continuar até que nos tornemos membros reconhecidos da Federação Europeia de Futebol (UEFA) “, acrescentou o treinador Aghajanyan.
“Este é um dos passos importantes na nossa realidade pós-guerra. Esta é a nossa única chance de entrar na arena internacional e estão sob a nossa bandeira nacional com o nosso hino nacional. Isso já é uma sensação diferente “, disse o técnico.
A equipe de futebol da República de Artsakh (Nagorno-Karabakh) é financiada através do orçamento do Estado, que este ano tem a meta de destinar 70 milhões de drams. Este montante, de acordo com Aghajanyan, permite que a equipe não fique para trás na formação de atletas, principalmente os que tem entre 19 e 20 anos de idade.
Aghajanyan disse também que o povo de Artsakh não gosta de perder. “Embora nosso Estado não seja reconhecido, agora temos um estatuto que nos permite competir nos jogos. O mundo inteiro e a UEFA vão ver isso “, disse Aghajanyan.
Azerbaijão tem impedido a participação da equipe de Artsakh em qualquer competição, até agora, incluindo um amistoso contra a seleção de futebol da Armênia.
Até agora, o time de futebol de Artsakh foi refém da política soviética. Em 1987, quando o movimento Karabakh tinha apenas começado a equipe de Kirovabad (azeri) perdeu em Stepanakert por 3 a 1.
Após isto, as partidas subsequentes tornaram-se confrontos entre a armênios e azeris. Como resultado, o governo soviético determinou que a equipe de Stepanakert jogasse os jogos como mandante em outras regiões do Azerbaijão