Ícone do site Estação Armênia

Exposição em São Paulo Celebra a Resistência e a Arte Armênia

No próximo sábado, dia 21 de setembro, São Paulo será palco da segunda exposição individual da artista visual Daniela Eorendjian Torrente. A mostra, intitulada “Mar Revolto, Romã”, será realizada na Rua Mourato Coelho, 751, e estará aberta ao público até o dia 12 de outubro.

A artista apresenta um conjunto de trabalhos produzidos nos últimos sete anos. Suas obras refletem a luta e a força de um povo que, apesar das adversidades, continua a se reafirmar e reconstruir. A curadoria da exposição é assinada por Nino Cais, com texto crítico de Cassiana Der Haroutiounian.

A exposição poderá ser visitada às quintas e sextas, das 14h às 19h, e aos sábados, das 11h às 17h. Não perca a oportunidade de conhecer e se emocionar com essa poderosa manifestação artística que celebra a resistência e a beleza do povo armênio.

Veja abaixo o texto da divulgação no Instagram de Daniela:

Para quem me conhece ou me acompanha, sabe do orgulho que tenho em dizer que sou armênia. É uma honra ser parte de uma família que lutou para sobreviver, que foi forçada a abandonar sua casa, sair de suas terras porque pessoas de um outro país são movidas pelo cruel desejo de exterminar meu povo. Mas somos resistência e lutaremos sempre.

Essa força e luta me constituem e são eixo da minha pesquisa e produção. São anos ouvindo e contando histórias e materializando medos, sonhos e traumas em arte.

Chegou a hora de reunir e apresentar esse conjunto de trabalhos que falam por mim, o que uma guerra é capaz de gerar e perpetuar em muitas gerações. Mas também é capaz de despertar a beleza de sermos um povo alegre e forte que segue se reafirmando e se reconstruindo quantas vezes forem necessárias.

Em minha segunda exposição individual, apresento os trabalhos produzidos nos últimos sete anos, em um espaço de afeto necessário para esse encontro.

Como não se faz nada sozinho, estou cercada de pessoas lindas que acreditaram e me apoiaram.

Mar revolto, Romã

Curadoria Nino Cais
Texto crítico Cassiana Der Haroutiounian

Abertura
21/09 sábado
das 14h às 19h

Fonte
Rua Mourato Coelho, 751

16:30
DJ set Mayra Maldjian

Visitação até 12/10
quintas e sextas, das 14h às 19h
sábados, das 11h às 17h

Deixo aqui meu agradecimento especial ao Walmir, meu amor e parceiro de jornada que sempre acreditou que tudo isso seria possível, às minhas filhas Maria e Manu que carregam no corpo a herança dessa história, à minha mãe e todas mulheres que vieram antes de mim, aos artistas e amigos Carla Chaim pelas conversas e acolhimento, Nino Cais por me acompanhar desde o início e Marcelo Amorim por me dizer que era hora.

Agradeço também à Camila que está fazendo tudo acontecer, à Valeria com sua voz potente que toca nossa alma, à Cassiana pelo texto visceral e minha talentosíssima prima Mayra.

E à todos que fazem parte da minha trajetória e que por sorte a minha, são muitas pessoas que me ajudaram chegar até aqui.

Sair da versão mobile