Ícone do site Estação Armênia

AMADEE-24: Marte aterrissa na Armênia

O Fórum Espacial Austríaco, em cooperação com a Agência Espacial Armênia, realizou uma simulação análoga de Marte, AMADEE-24, na Armênia em março deste ano.

Seis astronautas análogos – duas mulheres, quatro homens da Áustria, Alemanha, Itália, Holanda e Espanha – trabalharam em isolamento de 12 de março a 5 de abril de 2024 para preparar futuras missões astronáuticas a Marte. Mais de 200 cientistas de 26 países estão envolvidos nesse empreendimento internacional.

Os astronautas análogos viveram e trabalharam em um habitat especialmente projetado para eles. Só saiam do habitat usando o protótipo de traje de Marte do OeWF. Durante a missão, a comunicação com o Centro de Suporte de Missão em Viena, Áustria, só era possível com um atraso de 10 minutos para simular a distância da Terra a Marte. Conduzindo experimentos nas áreas de fatores humanos, robótica e geologia, os astronautas análogos usaram um drone e veículos robóticos – chamados de rovers – para explorar e mapear seu ambiente, coletar amostras de solo e transportar cargas pesadas.

O local, com cerca de 1100 m de altitude, está situado próximo a uma represa na província armênia de Ararat, a mais de 50 km da fronteira tripla Irã-Turquia-Azerbaijão, que segue o curso do rio Aras.

Anika Mehlis, comandante da tripulação de astronautas análogos: “Tivemos uma agenda apertada para a missão AMADEE-24 que incluiu 15 experimentos de geologia, engenharia, robótica e psicologia, além de várias atividades fora do habitat usando nosso simulador avançado de traje espacial. Assim que as condições climáticas desfavoráveis ​​passaram, conseguimos requalificar a estação de maneira muito intensa e acelerada.”

O Fórum Espacial Austríaco transmitiu a última hora antes do início da missão ao vivo do local de teste na Armênia e do Centro de Suporte de Missão em Viena, Áustria. Cientistas e membros da missão esclareceram os objetivos e propósitos da pesquisa análoga e as características especiais do AMADEE-24.

Simular atividades de superfície humano-robóticas em Marte em análogos terrestres é uma ferramenta eficiente para desenvolver arquiteturas de missão de exploração. Elas facilitam a compreensão das vantagens e limitações de futuras missões humanas planetárias, tornando-se um valor agregado para o desenvolvimento de operações científicas remotas, ajudando a entender as restrições e oportunidades da tecnologia e dos fluxos de trabalho.

Gernot Grömer, diretor do Fórum Espacial Austríaco: “Intenso. Exigente. Complexo: Esta foi a missão mais desafiadora do Fórum Espacial Austríaco até agora. Nossas equipes internacionais no Centro de Suporte de Missão em Viena, Áustria, tiveram que reagendar e priorizar um plano de missão já complexo em estreita cooperação com os cientistas envolvidos internacionalmente, levando em consideração muitas dependências das operações simuladas de voo espacial. Graças a uma excelente equipe de controle de voo e a uma formidável atitude de ‘pode ser feito’ das equipes de campo, a maioria dos experimentos foi conduzida com sucesso e os cientistas receberam dados de teste que agora estão sendo analisados ​​para uma publicação posterior em artigos revisados ​​por pares.”

O local de teste na província de Ararat foi selecionado por sua similaridade geológica e topográfica com Marte. A missão AMADEE-24 apresenta uma excelente oportunidade para:

Leia abaixo o Relatório Final da Missão da Simulação de Marte AMADEE-24, 05Mar-05Abr 2024, Armênia (Em inglês):

A24_MissionReport_V2_2_RELEASE
Sair da versão mobile