Da Redação

Armênia nega pedido de extradição de homem gay checheno procurado pela Rússia

Um tribunal em Yerevan rejeitou em janeiro deste ano o pedido da Rússia para extraditar um homem que fugiu da república da Chechênia após ser torturado por ser suspeito de ser gay, disse um grupo de direitos LGBTQIA+.

Em 2020, Salman Mukaev foi detido pelos serviços de segurança na Chechênia e submetido a interrogatório e tortura. Essa ação ocorreu de acordo com a SK SOS, uma organização que auxilia pessoas LGBTQ+ no norte do Cáucaso da Rússia.

Sob tortura, ele foi forçado a admitir ter um relacionamento romântico com seu amigo e concordou em “cooperar” com as autoridades, atraindo homens gays online para conhecê-lo e depois denuncia-los à polícia.

Mukaev fugiu para a Armênia após ser libertado da detenção, mas não conseguiu deixar o país depois de as autoridades russas abrirem um processo criminal contra ele e emitirem um mandado de prisão.

Um tribunal armênio negou o pedido da Rússia para extraditá-lo, decidindo que as pessoas LGBTQIA+ “não estão seguras na Chechênia e, na Rússia, os seus direitos podem ser violados devido a leis homofóbicas”, segundo o SK SOS.

Da mesma forma, o tribunal armênio tomou nota da decisão do Supremo Tribunal da Rússia que designou o chamado “movimento público LGBT internacional” como uma organização “extremista” proibida.

“Estes processos oficiais são de fato um incentivo para a sociedade legalizar a violência e outras formas de perseguição de membros da comunidade LGBT”, disse a SK SOS citando a decisão do tribunal.

De acordo com o SK SOS, o tribunal também concedeu asilo e estatuto de refugiado a Mukaev na Armênia.

Fontes :
Matérias Relacionadas
Esportes

Armênia estreia nas Eliminatórias da Copa de 2026 com derrota pesada para Portugal e vitória sobre a Irlanda

Seleção armênia sofre goleada por 5 a 0 diante dos portugueses, mas reage dias depois e supera a…
Leia mais
Esportes

Armênia recebe Portugal em Yerevan na estreia das Eliminatórias da Copa de 2026

Seleção armênia enfrenta os lusos neste sábado (6), às 13h de Brasília, no Estádio Vazgen…
Leia mais
Esportes

Noah vence Olimpija e garante vaga na fase de liga da Conference League

Clube armênio confirma classificação inédita pela segunda temporada seguida, após campanha…
Leia mais

Deixe um comentário