Da Redação

Armênia vota a favor da resolução da ONU que concede novos direitos à Palestina

Fontes :

A Assembleia Geral da ONU votou por ampla margem na sexta-feira, 10 de maio, para conceder novos “direitos e privilégios” à Palestina e pediu ao Conselho de Segurança que reconsiderasse o pedido da Palestina para se tornar o 194º membro das Nações Unidas.

A Armênia e o Brasil votaram a favor da resolução.

O organismo mundial aprovou a resolução patrocinada pelos árabes e palestinos por uma votação de 143-9 com 25 abstenções. Os Estados Unidos votaram contra, juntamente com Israel, Argentina, Tchéquia, Hungria, Micronésia, Nauru, Palau e Papua Nova Guiné.

A votação refletiu o amplo apoio global à adesão plena da Palestina às Nações Unidas, com muitos países expressando indignação com o número crescente de mortos em Gaza e temores de uma grande ofensiva israelense em Rafah, uma cidade do sul onde cerca de 1,3 milhão de palestinos buscaram refúgio, relata a Associated Press.

Também demonstrou um apoio crescente aos palestinos. Uma resolução da Assembleia Geral em 27 de outubro pedindo um cessar-fogo humanitário em Gaza foi aprovada por 120-14 com 45 abstenções. Isso aconteceu apenas algumas semanas depois de Israel lançar sua ofensiva militar em resposta ao ataque do Hamas em 7 de outubro no sul de Israel, que matou 1.200 pessoas.

Embora a resolução de sexta-feira conceda à Palestina alguns novos direitos e privilégios, reafirma que ela continua sendo um estado observador não membro, sem adesão plena à ONU e sem direito de voto na Assembleia Geral ou em qualquer uma de suas conferências. E os Estados Unidos deixaram claro que bloquearão a adesão e a criação de um Estado palestino até que negociações diretas com Israel resolvam questões fundamentais, incluindo segurança, fronteiras e o futuro de Jerusalém, e levem a uma solução de dois estados.

A votação da Assembleia Geral da ONU é um reflexo do crescente apoio internacional à causa palestina. A decisão da Armênia de votar a favor da resolução é significativa, demonstrando solidariedade com a Palestina e alinhamento com a maioria da comunidade internacional.

Matérias Relacionadas
ArtsakhDa Redação

Greta Thunberg denuncia a hipocrisia do Azerbaijão na COP29 e visita a Armênia

Fontes : Asbarez, News.am, ArmenPress Recentemente, a ativista…
Leia mais
Eventos

Exposição em São Paulo Celebra a Resistência e a Arte Armênia

No próximo sábado, dia 21 de setembro, São Paulo será palco da segunda exposição individual da…
Leia mais
Da Redação

Armênia Participará da Cúpula do BRICS na Rússia em Outubro

Fontes : Azatutyun A Armênia participará de uma cúpula do grupo BRICS…
Leia mais

Deixe um comentário