CulturaEventos

“Despertar de Aurora”: Filme armênio concorre no Festival É Tudo Verdade

O Festival É Tudo Verdade é um evento internacional de cinema documental que acontece anualmente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, desde 1996. O festival é conhecido por exibir filmes documentais de diversos países e estilos, com o objetivo de promover a reflexão sobre a realidade e a cultura de diferentes partes do mundo.

Em 2022, o documentário Cantos de um Livro Sagrado, de Cassiana Der Haroutiounian e Cesar Gananian, venceu a categoria Melhor documentário curta-metragem nacional.

Para a 28ª edição do Festival, que acontece entre os dias 13 e 23 de abril de 2023, um total de 72 produções de 34 países serão exibidos entre longas, médias e curtas-metragens.

Entre documentários exibidos este ano estará o Despertar de Aurora (Aurora’s Sunrise), dirigido por Inna Sahakyan em produção conjunta entre Armênia, Alemanha e Lituânia. O filme de Sahakyan foi recentemente premiado no Festival Internacional de Cinema e Fórum sobre Direitos Humanos de Geneva e já acumula 11 vitórias em festivais internacionais.

O filme se passa durante o Genocídio Armênio e narra a história de Aurora Mardiganian, que nasceu em uma grande família na região leste da Anatólia. Após a morte de seu pai, sua família foi forçada a participar das marchas da morte, resultando na perda de muitos parentes. Aurora foi então vendida para um harém turco, de onde finalmente conseguiu escapar para São Petersburgo, na Rússia, e posteriormente para Nova York. Lá, sua autobiografia se tornou um sucesso e inspirou um filme no qual Aurora estrelou. O documentário inclui trechos curtos do filme mudo de 1919 intitulado “Leilão de Almas”, que retrata o Genocídio Armênio e no qual Aurora desempenhou o papel principal.

O Festival É Tudo Verdade se tornou uma referência na cena do cinema documental brasileiro e internacional, sendo reconhecido pela sua curadoria criteriosa e pela qualidade dos filmes apresentados. Ele é uma oportunidade única para os amantes do cinema e da cultura em geral conhecerem obras fascinantes e instigantes que abordam temas diversos e relevantes.

Veja abaixo o trailer do de Despertar de Aurora (Aurora’s Sunrise)

Matérias Relacionadas
ArtsakhDa Redação

Greta Thunberg denuncia a hipocrisia do Azerbaijão na COP29 e visita a Armênia

Fontes : Asbarez, News.am, ArmenPress Recentemente, a ativista…
Leia mais
Eventos

Exposição em São Paulo Celebra a Resistência e a Arte Armênia

No próximo sábado, dia 21 de setembro, São Paulo será palco da segunda exposição individual da…
Leia mais
Da Redação

Armênia Participará da Cúpula do BRICS na Rússia em Outubro

Fontes : Azatutyun A Armênia participará de uma cúpula do grupo BRICS…
Leia mais

Deixe um comentário