Da Redação

Armênia e Turquia concordam em permitir que cidadãos de países terceiros cruzem a fronteira terrestre

Fontes :

A Armênia e a Turquia concordaram em abrir suas fronteiras para cidadãos de países terceiros durante negociações de normalização e em iniciar voos diretos de carga, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores da Turquia e a agência de notícias Interfax, citando o Ministério das Relações Exteriores da Armênia.

A fronteira terrestre entre os dois vizinhos está fechada desde 1993, desde o fim da primeira guerra de Artsakh.

Fronteira Armênia-Turquia na província de Shirak

Enviados de Ancara e Yerevan “concordaram em permitir a travessia da fronteira terrestre entre Armênia e Turquia por cidadãos de países terceiros que visitem Turquia e Armênia, respectivamente, o mais rápido possível”, disse o Ministério das Relações Exteriores turco em comunicado .

“Eles também concordaram em iniciar o comércio aéreo direto de carga entre Turquia e a Armênia o mais rápido possível e decidiram iniciar o processo necessário para esse efeito”, disse o comunicado.

As autoridades turcas e armênias também “discutiram outras possíveis medidas concretas que podem ser tomadas para alcançar o objetivo final de normalização total entre seus respectivos países”, acrescentou.

“Finalmente, eles enfatizaram novamente seu acordo em continuar o processo de normalização sem pré-condições”, disse o comunicado.

A declaração foi divulgada depois que o embaixador turco Serdar Kilic e o vice-presidente da Assembleia Nacional da Armênia, Ruben Rubinyan, ambos representantes especiais do acordo de normalização, realizarem sua quarta reunião em Viena, Áustria, na sexta-feira, dia 30 de junho.

A Turquia e a Armênia restabeleceram os contatos diplomáticos em dezembro de 2021, depois de terem sido suspensos por anos. Em janeiro de 2022, enviados especiais de Ancara e Yerevan iniciaram negociações para restaurar totalmente os laços “sem pré-condições”. Os enviados turcos e armênios se encontraram pela segunda vez em Viena em 24 de fevereiro, e a terceira reunião foi realizada em 3 de maio na capital austríaca.

Além disso, uma reunião bilateral histórica ocorreu entre os ministros das Relações Exteriores da Turquia e da Armênia à margem do Fórum de Diplomacia de Antália em 12 de março.

Como parte dos esforços, a Turquia e a Armênia também retomaram os voos comerciais a partir de 2 de fevereiro, após um hiato de dois anos.

Deixe um comentário