Eurovision

Armênia é campeã do Junior Eurovision 2021 com “Qami Qami”

Fontes :

Neste domingo, dia 19, aconteceu a 19ª edição do Junior Eurovision Song Contest em Paris.

Dezenove países participaram sob o slogan “Imagine”, e após duas horas de show, a interprete Maléna, da Armênia, foi declarada campeã o com a música “Qami Qami”.  É a segunda vitória da Armênia no Junior Eurovision.

O show foi transmitido ao vivo do La Seine Musicale em Paris e foi apresentado por Carla, Élodie Gossuin e Olivier Minne.

Maléna foi coroada vencedora com base na votação de júris nacionais em todos os 19 países concorrentes. Pela quinta vez, os espectadores de todo o mundo também puderam votar em suas músicas favoritas em duas oportunidades: votação online antes do show, baseada em trechos de ensaio, e a votação online durante o show, onde os espectadores puderam votar 15 minutos após a última apresentação.

Os júris nacionais e a votação online determinaram cada um 50% do resultado final.

Maléna
Մալենա

Maléna tem 14 anos e mora em Yerevan, na Armênia.  Seu nome verdadeiro é Arpine Martoyan (Արփինե Մարտոյան).  Ela é cantora, compositora e violoncelista.

Em 2018, Maléna participou da seleção nacional armênia para o Junior Eurovision Song Contest 2018 com a música “Par”.  Ela terminou em 8º na semifinal.

Em 2020, Maléna foi internamente selecionado pela emissora armênia para ser representante no Junior Eurovision do ano passado, mas a Armênia se retirou do concurso daquele ano enquanto enfrentava uma guerra pela defesa dos territórios de Artsakh. 

Em 2021, ela foi novamente selecionada internamente para o festival com uma nova canção.

História do Junior Eurovision

Em 2000, a emissora dinamarquesa Denmark’s Radio (DR) realizou um concurso de música para crianças e, em 2002, o “MGP Nordic” foi realizado junto com a Suécia e a Noruega. Foi então que a EBU teve a ideia de um concurso de música com crianças, e o primeiro Junior Eurovision Song Contest foi realizado em 2003 em Copenhagen, com 16 países participantes.

Naquela época, o Junior Eurovision era baseado em entretenimento para crianças de toda a Europa.  Posteriormente, transformou-se numa cópia da “Eurovision adulto”, sem a alma e a atmosfera única de outrora.

O Junior Eurovision está recebe apenas jovens de 9 a 14 anos.

Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário