Da Redação

Armênio e norte-americano são os ganhadores do Prêmio Nobel 2021 em Medicina

Fontes diversas:

A Academia Real das Ciências da Suécia anunciou na última segunda-feira (4) que David Julius e Ardem Patapoutian são os ganhadores do Prêmio Nobel 2021 em Medicina. Eles foram agraciados com o prêmio por suas recentes descobertas sobre receptores de temperatura e de toque.

Julius (esquerda) e Ardem (direita)

“Nossa capacidade de sentir o calor, o frio e o toque é essencial para a sobrevivência e sustenta nossa interação com o mundo ao nosso redor. Em nossa vida diária, consideramos essas sensações naturais, mas como os impulsos nervosos são iniciados para que a temperatura e a pressão possam ser percebidas? Esta questão foi resolvida pelos ganhadores do Prêmio Nobel deste ano”, explicou a Academia ao anunciar os laureados.

Julius tem 65 anos e nasceu em Nova York – atualmente, ele é professor da Universidade da Califórnia, em São Francisco. Nascido no Líbano, Patapoutian, de 53 anos, é professor do Howard Hughes Medical Institute, em La Jolla, na Califórnia.

A Academia detalhou como os premiados chegaram aos resultados de seus estudos. “David Julius utilizou a capsaicina, um composto pungente da pimenta malagueta que induz uma sensação de queimação, para identificar um sensor nas terminações nervosas da pele que responde ao calor.”

Já o armênio Patapoutian usou células sensíveis à pressão para descobrir “uma nova classe de sensores que respondem a estímulos mecânicos na pele e órgãos internos.”

Thomas Perlmann, secretário da Assembleia do Nobel, disse durante a cerimônia que a descoberta “revela os segredos da natureza”.

“A descoberta explica, em nível molecular, como esses estímulos são convertidos em sinais nervosos. É uma descoberta importante e profunda.”

A Academia classificou estas descobertas como “revolucionárias” e afirmou que os estudos levaram a “atividades de pesquisa intensas, levando a um rápido aumento em nossa compreensão de como nosso sistema nervoso sente o calor, o frio e os estímulos mecânicos.”

 

Deixe um comentário