Da Redação

Eleições de junho e as mulheres na política da Armênia

Fontes :

Por Lillian Avedian

Os preparativos estão em andamento para as tão esperadas eleições parlamentares da Armênia marcadas para 20 de junho.

O presidente Armen Sarkissian agendou a eleição depois que a Assembléia Nacional votou pela sua dissolução na semana passada. De acordo com o Artigo 149 da Constituição Armênia, se o cargo de primeiro-ministro ficar vago, o parlamento tem duas oportunidades para nomear um novo candidato ou então se dissolver. Em 25 de abril, o Primeiro Ministro Nikol Pashinyan renunciou após um acordo com os partidos parlamentares da oposição para realizar eleições antecipadas a fim de resolver a crise política em curso no país.

O Partido do Contrato Civil de Pashinyan e os partidos de oposição parlamentar Armênia Brilhante e Armênia Próspera apresentarão seus próprios candidatos nas eleições. O ex-presidente Robert Kocharyan vai liderar a Federação Revolucionária Armênia e o recém-formado Partido Ressurgente da Armênia na Aliança Política “Armênia”. O Partido Republicano do ex-presidente Serge Sarkisian e ex-diretor do Partido Nacional do Serviço de Segurança Nacional de Artur Vanetsyan também concorrerá como bloco eleitoral. Outro ex-presidente recentemente anunciou sua candidatura, Levon Ter-Petrosyan concorrerá pelo partido do Congresso Nacional Armênio. O prazo para os partidos ou blocos políticos apresentarem documentação à Comissão Eleitoral Central é 26 de maio. O período de campanha terá início em 7 de junho e terminará dois dias antes da eleição.

A eleição será realizada em um sistema de representação proporcional, segundo o qual os cidadãos votarão em partidos políticos e em suas listas de candidatos fechadas e ordenadas por classificação. A Assembleia Nacional adotou o Projeto de Lei P-919 no início de abril, eliminando o componente de lista aberta, conhecido como sistema de “ratingayin”, segundo o qual os eleitores podem escolher entre os candidatos regionais. Enquanto o presidente Sarkissian se recusava a sancionar o projeto de lei, o presidente da Assembleia Nacional, Ararat Mirzoyan, assinou o projeto a tempo para as eleições de verão. No entanto, um pacote maior de reformas eleitorais abordando limites eleitorais, financiamento de campanha e corrupção não foi adotado a tempo de ser implementado durante as próximas eleições.

Pela primeira vez, a proporção de mulheres deputadas na lista de cada partido deve ser de pelo menos uma em cada três candidatos de acordo com uma nova lei que entrou em vigor em janeiro, um crescimento em relação as últimas eleições em que uma a cada quatro candidatos era mulher. Embora homens e mulheres votem em números iguais em todos os gêneros, as mulheres estão severamente sub-representadas nos ramos executivo e legislativo e nos governos locais.

A mídia internacional notou os altos níveis de participação feminina na Revolução de Veludo de 2018, quando mulheres montaram barricadas, discursaram para multidões sobre os seus direitos e mantiveram a paz dentro do movimento. No entanto, apesar de seu envolvimento visível, as mulheres não receberam maior poder político durante o curso da mudança de regime.

Em 2018, o então recém-eleito Primeiro Ministro anunciou uma nova era de igualdade de gênero durante seu discurso de 8 de maio na Assembleia Nacional: “Precisamos criar oportunidades iguais para todas as mulheres para que continuem fazendo parte das decisões políticas na nova Armênia”. No entanto, apenas duas mulheres foram nomeadas para o seu gabinete de 17 membros, a então Ministra do Trabalho e Assuntos Sociais Mane Tandilyan e a Ministra da Cultura Lilit Makunts.

Lilit Makunts discursando na Assembleia Nacional (Foto RA Assembleia Nacional, 10 de maio)

Hoje, a Ministra da Saúde em exercício, Anahit Avanesyan, é a única mulher no gabinete. Há 30 deputadas entre as 132 cadeiras da Assembleia Nacional e zero mulheres entre os governadores das 10 províncias do país.

Uma pesquisa pública conduzida pelo Instituto Republicano Internacional (IRI) em setembro de 2020 entre os residentes da Armênia revela diferenças marcantes no engajamento político entre homens e mulheres. A pesquisa registra uma diferença de 18 pontos percentuais entre o número de homens e mulheres que participaram de um protesto, uma diferença de 13 pontos entre o número de homens e mulheres que contataram um membro do parlamento e uma diferença de 10 pontos entre o número de homens e mulheres que participaram de uma reunião política.

Homens e mulheres demonstram níveis iguais de engajamento apenas quando se trata de assinar petições e postar nas redes sociais sobre questões políticas, aproximadamente 26% e 19%, respectivamente. Apenas 8% dos homens e 3% das mulheres indicam que já concorreram a cargos políticos.

A pesquisa também revela um desejo generalizado entre as mulheres por um maior envolvimento em atividades políticas. Ela aponta uma diferença de 20 pontos percentuais entre o número de mulheres que contataram um membro do parlamento no passado e as que estão interessadas em contatar um membro do parlamento no futuro. Da mesma forma, a pesquisa registra uma diferença de 11 pontos em relação à participação em um protesto, 10 pontos em relação a comparecer a uma reunião política, 13 pontos em relação à assinatura de uma petição e uma diferença de 10 pontos em relação a postar nas mídias sociais sobre questões políticas.

Quatorze por cento dos homens e sete por cento das mulheres indicaram interesse em concorrer a um cargo político nos próximos anos. Ao contrário das atividades políticas privadas, a candidatura a um cargo político é a única esfera em que a diferença entre o interesse e o envolvimento atual era maior entre os homens do que entre as mulheres.

Na verdade, de acordo com a pesquisa, mais homens do que mulheres acreditam que as mulheres não estão suficientemente envolvidas nos governos nacionais e locais, na Assembleia Nacional e na filiação a partidos políticos. Por exemplo, 63% das participantes do sexo feminino acreditam que as mulheres estão adequadamente representadas nos ministérios do governo, enquanto 33% não. Enquanto isso, 56% dos homens concordam e 40% discordam que as mulheres estão suficientemente envolvidas nesta esfera.

Esses números sugerem que, embora as mulheres aspirem a expandir sua participação política dentro das capacidades privadas, como ingressar em protestos ou organizações da sociedade civil, elas se sentem menos inclinadas a concorrer a cargos políticos.

Homens e mulheres concordam de forma esmagadora que o principal motivo pelo qual as mulheres não estão politicamente engajadas na Armênia é que elas se preocupam com o cuidado dos filhos e a manutenção da casa. Homens e mulheres veem a natureza “suja” da política como a razão secundária pela qual as mulheres não concorrem a cargos políticos, sugerindo que as mulheres são inadequadas para se envolver em uma esfera profissional corrupta ou moralmente duvidosa.

A pesquisa revela que as mulheres também percebem uma ampla gama de outros obstáculos para se candidatar a um cargo, particularmente a falta de apoio familiar, discurso de ódio dirigido a mulheres políticas na mídia e a ausência de uma rede de apoio. Enquanto a maioria das participantes do sexo feminino atestou essas desvantagens como razões importantes pelas quais as mulheres não são representadas em cargos políticos, a maioria dos homens divergiu dessa visão, atribuindo o desequilíbrio na representação à falta de experiência política entre as mulheres e às normas culturais patriarcais que desencorajam as mulheres de concorrer a cargos.

A pesquisa sugere que a representação das mulheres no governo da Armênia não só protegeria a consolidação democrática, mas também promoveria políticas que melhorassem as condições socioeconômicas de mulheres e crianças relacionadas à educação, saúde, programas sociais e cuidados infantis. No rescaldo da devastadora Guerra de Artsakh em 2020, a nação enfrenta uma lista assustadora de desafios, incluindo a provisão de moradia e emprego para pessoas deslocadas, a prestação de cuidados de reabilitação para soldados e civis deficientes e feridos e o fornecimento de tratamento psicológico para um população traumatizada pelo conflito.

Além disso, as mulheres sofrem impactos de novas responsabilidades financeiras após as mortes ou ferimentos de seus familiares e níveis crescentes de violência doméstica em uma sociedade pós-guerra. A insuficiência do engajamento político entre as mulheres exclui uma diversidade de perspectivas que pode nortear a agenda do novo governo na superação das crises nacionais que se sobrepõem.

Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário