Da RedaçãoTudo

Show de Aznavour na Geórgia irrita armênios de Javakhk

Fonte: Asbarez – 

O renomado cantor e Embaixador da Armênia na Suíça Charles Aznavour irritou a população armênia de Javakhk concordando em realizar em uma cerimônia oficial na quinta-feira para a reabertura da histórica Fortaleza de Rabat, onde ele estará se apresentando em frente de uma mesquita, que também foi reformada com verbas oficiais do governo central georgiano.

Javakhk é uma região de maioria armênia sob controle da Georgia. Sua população sofre com a falta de infra-estrutura, emprego e tem seus bens e patrimônios sob constante vigilância das autoridades georgianas. Anos atrás o governo da Geórgia tentou limitar o ensino da língua armênia na região.

Várias organizações armênias da região expressaram sua angústia com a decisão de Aznavour de aceitar participar desta celebração patrocinada pelo governo, argumentando que as autoridades que financiaram a reconstrução da mesquita se negam a devolver a secular Igreja de Surp Neshan  para a Diocese Armênia da Geórgia.

O grupo pediu para Aznavour  cancelar sua apresentação.

“Ao participar no concerto, Aznavour inadvertidamente reforça a política oficial da Geórgia de violar os direitos dos armênios de Javakhk”,  afirmaram as principais entidades armênias da região. “A participação  de Aznavour terá um impacto negativo sobre a reputação do grande cantor  entre armênios de Javakh,” reforçou a nota oficial.

Aznavour, cujos antepassados são da região, será acompanhado por uma orquestra de 25 pessoas e irá executar seu repertório tradicional durante a celebração patrocinado pelo governo. Ele chegou à Geórgia na quarta-feira.

Na semana passada, um grupo de armênios de Javakhk que moram na Rússia também fez um pedido similar a Aznavour. Eles alertam que, embora a maior parte do financiamento para a renovação da fortaleza do século 16 foi  do governo da Geórgia, houve financiamento turco de alto valor financeiro. Segundo a imprensa da Geórgia existem  negociações com a Turquia para a reforma da Mesquita Azizieh em Batumi. Em troca, o governo georgiano declarará a Mesquita Ahmadieh, em frente ao local onde Aznavour vai cantar, como patrimônio histórico da cultura otomana.

Nem Aznavour nem os seus representantes têm comentado sobre o assunto. 

Matérias Relacionadas
Da RedaçãoTudo

Cantor franco-armênio Charles Aznavour morre aos 94 anos

O mundo da música e das artes chora a morte do cantor e ator Charles Aznavour, enquanto os…
Leia mais
Da Redação

Charles Aznavour ganhará estrela na Calçada da Fama de Hollywood

Há alguns dias estava lendo em um site de armenidades que o lendário…
Leia mais
Da RedaçãoTudo

Atentado à Igreja Armênia na Geórgia abala relações entre os dois países

Com informações de News.am Diocese da Igreja Apostólica Armênia na Geórgia Na noite do dia 19…
Leia mais

Deixe um comentário