ArtsakhTudo

UEFA suspende membro de time azerbaijano por discurso de ódio contra armênios

A UEFA anunciou nesta quarta-feira, dia 4 de outubro, que suspendeu um membro do clube azerbaijano Qarabag por conduta racista e discriminatória dirigida aos armênios.

O assessor de imprensa e relações públicas do time, Nurlan Ibrahimov, pediu a morte de “todos os armênios, velhos e jovens, sem distinção”, de acordo com a Federação Armênia de Futebol (FFA).

A postagem no Facebook surgiu em meio aos bombardeios do Azerbaijão à Artsakh (antiga Nagorno-Karabakh).

A postagem de Nurlan Ibrahimov

“Devemos matar todos os armênios. Crianças, mulheres, velhos. Não importa, vocês devem ser mortos. Sem arrependimentos. Sem compaixão”

No sábado, a Federação de Futebol da Armênia pediu que o Qarabag fosse expulso do futebol europeu. O FFA acrescentou que ele também justificou o Genocídio Armênio cometido pela Turquia. Ibrahimov posteriormente excluiu sua postagem, mas os usuários conseguiram salvá-la.

“O responsável do Qarabag FK, Nurlan Ibrahimov, está provisoriamente proibido de exercer qualquer atividade relacionada com o futebol, com efeito imediato, até que o Órgão de Controle, Ética e Disciplina da UEFA decida sobre o mérito do caso”, afirmou o órgão dirigente do futebol europeu.

A UEFA também afirmou que Ibrahimov violou as regras básicas de conduta digna.

O Qarabag foi fundado em 1951 na cidade de Aghdam, localizada em Artsakh e hoje abandonada.

Após a reivindicação da região pela Armênia em 1993, o Qarabag mudou-se para Baku, capital do Azerbaijão, tornou-se o principal clube do país e disputou a fase de grupos da UEFA Champions League em 2017-18. Depois de perder na terceira pré-eliminatória da competição da temporada, o Qarabag caiu para a Liga Europa, onde enfrenta o Sivasspor, da Turquia, na quinta-feira.

No mês passado o clube foi advertido pela UEFA após fazer saudação militar antes de um jogo.

 

Fontes :
Matérias Relacionadas
Esportes

Armênia recebe Portugal em Yerevan na estreia das Eliminatórias da Copa de 2026

Seleção armênia enfrenta os lusos neste sábado (6), às 13h de Brasília, no Estádio Vazgen…
Leia mais
Esportes

Noah vence Olimpija e garante vaga na fase de liga da Conference League

Clube armênio confirma classificação inédita pela segunda temporada seguida, após campanha…
Leia mais
Cultura

Armênia está prestes a disponibilizar seus manuscritos antigos online e de graça

Entre as colunas de exaustos armênios étnicos que fugiam dos massacres em massa realizados pelos…
Leia mais

Deixe um comentário