Publicado originalmente por: The Washington Post
28 de outubro de 2019.
Por Khatchig Mouradian
Khatchig Mouradian é professor de Estudos do Oriente Médio, Sul da Ásia e África na Universidade de Columbia. Seu livro “A Rede de Resistência: O Genocídio Armênio e o Humanitarismo na Síria Otomana durante a Primeira Guerra Mundial” será lançado em 2020.
“O Genocídio Armênio está lançando sua sombra nos corredores do Congresso mais uma vez nesta semana, enquanto os legisladores da Câmara dos Deputados consideram uma resolução que reconhece o crime. A resolução reconheceria o desenraizamento, desapropriação e destruição de uma nação inteira durante a Primeira Guerra Mundial, incentivaria a compreensão pública e a comemoração do que aconteceu e rejeitaria a negação do genocídio.
A medida está demorando muito. No entanto, para os descendentes armênios americanos de sobreviventes do genocídio isso gera um sentimento amargo de déjà vu.
Nas últimas duas décadas, resoluções semelhantes foram repetidamente introduzidas e aprovadas pelo comitê três vezes, mas nunca chegaram ao plenário, colapsando sob pressão de sucessivas administrações. Esse foi o caso de Bill Clinton em 2000, George W. Bush em 2007 e Barack Obama em 2010.
Aqueles que se opõem às resoluções geralmente citam danos iminentes aos interesses de segurança nacional e às relações diplomáticas e comerciais entre EUA e Turquia, evocando as ameaças de Ancara de restringir o acesso às bases militares dos EUA na Turquia e alegando que a vida dos soldados dos EUA estaria em perigo se a resolução passasse.
Toda vez, a cobertura da mídia dos EUA faz referência a essas intimidações e, em grande parte, menciona como o governo turco gastou milhões de dólares em empresas de lobby que trabalham para anular a lei. No entanto, todas as vezes as resoluções foram arquivadas com pouca consideração pelo sinal mais amplo que isso envia.
Por mais conveniente que seja colocar a culpa diretamente no lobby e nas ameaças da Turquia, os Estados Unidos exercem uma atuação significativa aqui. Washington explorou e armou resoluções do Genocídio Armênio para extrair concessões de Ancara em outras frentes – e continua a fazê-lo hoje.
Mais recentemente, a Newsweek informou que o governo Trump considerou ameaçar o presidente turco Recep Tayyip Erdogan com o reconhecimento dos EUA do Genocídio Armênio se o exército turco invadisse o norte da Síria após a retirada militar dos EUA. Depois que as forças turcas invadiram o norte da Síria, os líderes do congresso – indignados com a beligerância de Ancara – anunciaram que uma votação na iteração mais recente da resolução de Genocídio Armênio será considerada nesta semana.
Mas o reconhecimento do Genocídio Armênio não deve ser tratado como uma ferramenta política. Mais de 1,5 milhão de armênios foram expulsos de suas casas e deportados em 1915. Aqueles que sobreviveram às rodadas iniciais de massacres foram internados em campos de concentração no deserto da Síria, antes de uma segunda rodada de massacres em 1916 em Ras ul-Ain e Der Zor.
Cerca de 30 países ao redor do mundo (incluindo Canadá, França, Alemanha, Suíça e Rússia) e 49 estados dos EUA afirmam a veracidade do Genocídio Armênio. A própria Câmara reconheceu o genocídio em 1975 e 1984, antes que a pressão de Ancara transformasse a questão em uma moeda de troca política. Desde então, Washington evitou sistematicamente designar os crimes como genocídio, chegando ao ponto de demitir um embaixador que pronunciou a palavra G.
Agora, os poucos sobreviventes do Genocídio Armênio que ainda estão vivos e centenas de milhares de descendentes de sobreviventes armênios americanos esperam cautelosamente uma medida de justiça, enquanto se preparam para mais um fracasso da liderança dos EUA.
O esporte bipartidário de matar as contas de Genocídio Armênio e de armamento do sofrimento de suas vítimas deve terminar. Ao aprovar esta resolução, a Casa pode ajudar a garantir que o Genocídio Armênio seja reconhecido e comemorado, mas não seja mais explorado….”
Confirma o texto da resolução 296 que está em votação hoje:
“Afirmando o registro dos Estados Unidos sobre o Genocídio Armênio.
Considerando que os Estados Unidos têm uma orgulhosa história de reconhecer e condenar o Genocídio Armênio, o assassinato de 1,5 milhão de armênios pelo Império Otomano de 1915 a 1923 e de prestar socorro aos sobreviventes da campanha de genocídio contra armênios, gregos, assírios, caldeus Sírios, arameus, maronitas e outros cristãos;
Considerando que o honorável Henry Morgenthau, embaixador dos Estados Unidos no Império Otomano de 1913 a 1916, organizou e liderou protestos de funcionários de muitos países contra o que ele descreveu como a “campanha de extermínio racial” do império, e recebeu instruções em 16 de julho de 1915, pelo Secretário de Estado dos Estados Unidos, Robert Lansing, que o “Departamento aprova seu procedimento … para interromper a perseguição armênia”;
Visto que o presidente Woodrow Wilson incentivou a formação do alívio no Oriente Médio, instituído por uma lei do Congresso, que levantou US $ 116.000.000 (mais de US $ 2.500.000.000 em dólares de 2019) entre 1915 e 1930, e o Senado adotou resoluções condenando esses massacres;
Considerando que Raphael Lemkin, que cunhou o termo “genocídio” em 1944 e que foi o primeiro defensor da Convenção das Nações Unidas para a Prevenção e Punição do Genocídio, invocou o caso armênio como um exemplo definitivo de genocídio no século XX;
Visto que, como exibido no Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos, Adolf Hitler, ao ordenar que seus comandantes militares atacassem a Polônia sem provocação em 1939, rejeitou as objeções dizendo: “afinal, quem fala hoje da aniquilação dos armênios? ”, preparando o cenário para o Holocausto;
Visto que os Estados Unidos reconheceram oficialmente o Genocídio Armênio, por meio da declaração escrita do Governo dos Estados Unidos em 28 de maio de 1951 ao Tribunal Internacional de Justiça a respeito da Convenção para a Prevenção e Punição do Crime de Genocídio, através da Proclamação do Presidente Ronald Reagan 4838, em 22 de abril de 1981, e pela Resolução Conjunta da Câmara 148, adotada em 8 de abril de 1975, e Resolução Conjunta 247 da Casa, adotada em 10 de setembro de 1984; e
Considerando que a Lei de Prevenção de Genocídio e Atrocidades de Elie Wiesel de 2018 (Lei Pública 115-441) estabelece que a prevenção de atrocidades representa um interesse nacional dos Estados Unidos e afirma que é política dos Estados Unidos adotar uma estratégia do governo dos Estados Unidos para identificar, prevenir e responder ao risco de atrocidades “fortalecendo a resposta diplomática e o uso efetivo da assistência estrangeira para apoiar medidas de justiça transitória apropriadas, incluindo responsabilização criminal, por atrocidades passadas”: Agora, portanto, seja:
Resolvido, que é o senso da Câmara dos Deputados que é política dos Estados Unidos:
(1) comemorar o genocídio armênio através do reconhecimento e lembrança oficiais;
(2) rejeitar esforços para alistar, envolver ou associar o governo dos Estados Unidos à negação do genocídio armênio ou de qualquer outro genocídio; e
(3) incentivar a educação e a compreensão pública dos fatos do genocídio armênio, incluindo o papel dos Estados Unidos no esforço de ajuda humanitária e a relevância do genocídio armênio nos crimes modernos contra a humanidade ”.