Da Redação

Museu do Genocídio Armênio em Buenos Aires será no bairro de Palermo

Na última quinta-feira, dia 7 de março, a Legislatura da Cidade Autônoma de Buenos Aires aprovou a atribuição de uma “autorização de utilização a título gratuito”, para a Fundação Memória do Genocídio Armênio (FMGA) dar início à construção do Museu de Memória, História e Cultura Armênia” na cidade.

A propriedade está localizada na rua Gurruchaga, na esquina da Jufré, muito próxima da maioria das instituições da comunidade armênia que estão localizadas no bairro de Palermo. A fundação recebeu o prédio por um período de 30 anos com a possibilidade de renovação (confira o projeto do Museu, clique aqui).

O projeto (exp. 3656-P-2018) foi aprovado em 13 de Dezembro de 2018, depois de ser apresentado pelo Defensor de Justiça Adjunto da cidade e Legislador Gabriel Fuks. No dia 27 de fevereiro de 2019 foi levado a cabo no Legislativo, uma audiência pública que teve uma ampla representação da comunidade que foi a favor do projeto, e que foi finalmente aprovado em 7 de março, com 54 votos pró e 2 abstenções.

Entre os fundamentos do projeto, destaca-se a criação da Fundação da Memória do Genocídio Armênio em 2008 “para promover a criação de um museu que mantém a contribuição dos armênios para a construção social da Argentina. Assim, também irá ser criado um arquivo da história da presença armênia na Argentina”.

A Argentina é um dos mais de 40 países que reconhecem o Genocídio Armênio. Em setembro de 1987, Raúl Alfonsín (presidente da Argentina entre 1983 e 1989) qualificou como genocídio o massacre de um milhão e meio de armênios nas mãos dos turcos entre 1915 e 1923.

Duas décadas mais tarde, em 2007, veio à luz a lei 26.199, implantada por Néstor Kirchner, que declarou o 24 de abril como “Dia de ação pela tolerância e respeito entre os povos” em rememoração ao Genocídio Armênio.

Em 2011, uma decisão do então juiz Norberto Oyarbide também reconheceu que houve um genocídio contra o povo armênio pelo Estado turco.

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.
Matérias Relacionadas
ArtsakhDa Redação

Greta Thunberg denuncia a hipocrisia do Azerbaijão na COP29 e visita a Armênia

Fontes : Asbarez, News.am, ArmenPress Recentemente, a ativista…
Leia mais
Eventos

Exposição em São Paulo Celebra a Resistência e a Arte Armênia

No próximo sábado, dia 21 de setembro, São Paulo será palco da segunda exposição individual da…
Leia mais
Da Redação

Armênia Participará da Cúpula do BRICS na Rússia em Outubro

Fontes : Azatutyun A Armênia participará de uma cúpula do grupo BRICS…
Leia mais

Deixe um comentário