Da RedaçãoDestaqueTudo

OSCE manifesta profunda preocupação com as recentes violações do cessar-fogo pelo Azerbaijão

Via The Armenian Weekly


A OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa) manifesta a profunda preocupação com as recentes violações do cessar-fogo após reunião com Aliyev.

BAKU, Azerbaijão (AW) – Os Co-presidentes do Grupo Minsk da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) expressaram profunda preocupação com as recentes violações do cessar-fogo de Artsakh, resultando em baixas na Linha de Contato (LoC), após reunião com o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, no dia 19 de junho.

Reunião do Grupo Minsk da OSCE com o Presidente Aliyev do Azerbaijão (Foto: Gabinete do Presidente do Azerbaijão)

Em um comunicado divulgado pelos embaixadores Igor Popov da Rússia, Stephane Visconti da França e Richard Hoagland dos EUA após sua visita à região, os co-presidentes apelaram para a liderança do Azerbaijão para evitar uma maior escalada e enviou a “mesma mensagem para a liderança da Armênia e as autoridades de fato de Nagorno-Karabagh”, incentivando os lados a considerar medidas que reduzam as tensões no LoC e na fronteira internacional entre a Armênia e o Azerbaijão. A declaração não destacou um lado como sendo responsável pela recente escalada de violência.

Popov, Visconti e Hoagland, juntamente com o Representante Pessoal do Presidente em exercício da OSCE, o Embaixador Andrzej Kasprzyk, viajaram para a região em junho para discutir a posição dos lados para os próximos passos no processo de paz de Artsakh, após o trilateral Reunião ministerial em Moscou em 28 de abril, bem como a situação geral na zona de conflito.

Os co-presidentes reuniram-se com o presidente armênio Serzh Sargsyan em Yerevan, em 10 de junho e com o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, em Baku, no dia 19 de junho. Em ambas as capitais, eles também realizaram consultas com os Ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa.

Os Co-Presidentes também viajaram para Artsakh para se encontrarem com o que eles chamaram de “autoridades de fato” e visitaram os distritos de Kovsakan (Zangelan), Vorotan (Kubatly), Berdzor (Lachin) e Karvajar (Kelbajar).

Uma cena da reunião com o presidente armênio Serzh Sargsyan (Foto: Gabinete de Imprensa do Presidente da Armênia)

De acordo com o comunicado, os Co-Presidentes também se reuniram com a “comunidade azerbaijana de Nagorno-Karabakh” em Baku.

“Em ambas as capitais, os Co-Presidentes convidaram as partes a se reencontrarem nas negociações sobre o conteúdo, de boa fé e com vontade política. Eles ressaltaram que esta é a única maneira de trazer uma paz duradoura para as pessoas da região, que esperam e merecem o progresso na solução do conflito. Os presidentes expressaram sua intenção de retomar o diálogo político na tentativa de encontrar uma solução de compromisso para as questões mais controversas do acordo “, lê uma parte da declaração.

Os co-presidentes vão viajar para Viena para informar os membros do Grupo de Minsk em 3 de julho. Eles também planejam voltar a se encontrar com os Ministros dos Negócios Estrangeiros do Azerbaijão e da Armênia.

Sobre o autor

Artigos

Colaboradora. Carioca da gema que viveu em Curitiba desde criança e agora é cidadã do mundo. É advogada, profissional humanitária aficcionada por Direitos Humanos e defensora de minorias. O coração e o sangue sempre falam mais alto no que diz respeito à Armênia.
Matérias Relacionadas
Esportes

Armênia recebe Portugal em Yerevan na estreia das Eliminatórias da Copa de 2026

Seleção armênia enfrenta os lusos neste sábado (6), às 13h de Brasília, no Estádio Vazgen…
Leia mais
Esportes

Noah vence Olimpija e garante vaga na fase de liga da Conference League

Clube armênio confirma classificação inédita pela segunda temporada seguida, após campanha…
Leia mais
Cultura

Armênia está prestes a disponibilizar seus manuscritos antigos online e de graça

Entre as colunas de exaustos armênios étnicos que fugiam dos massacres em massa realizados pelos…
Leia mais

Deixe um comentário