Com informações do Globo Esporte
Héber Araújo é um rondoniense da cidade de Colorado do Oeste, conseguiu notoriedade no futebol atuando no Sul do país, com a camisa do Figueirense. Até o meio do ano, Héber jogava pelo Alashkert, da Armênia. Conquistou o primeiro título nacional, que também é inédito para o clube, e ainda foi o artilheiro da competição. Após o processo de aprender uma nova língua, não achar boas chuteiras para jogar e ver que a sua realidade o coloca longe da seleção brasileira, seu sucesso foi tamanho que dirigentes e torcedores chegaram a ensaiar uma oferta de naturalização para o brasileiro.
Após ter uma boa passagem pelo Figueirense, Avaí, Crac e Paysandu, Héber Araújo recebeu o convite que mudou sua vida. Conquistou o seu primeiro título no Campeonato Armênio e entrou na lista dos maiores goleadores da Europa na temporada 2015/16. No Brasil ele conquistou apenas dois vice-campeonatos com o Figueirense (Série B e Catarinense).
Ao chegar na Armênia, nada foi fácil, o aplicativo de tradução online era o que salvava a pele do jogador quando queria se comunicar. Ele, que pouco sabia sobre o país, foi uma das peças mais importantes do time na temporada.
Além de precisar se virar com a língua, os materiais esportivos também foram um obstáculo. Levou só uma chuteira do Brasil e virou sinônimo de gols. As que ele encontrava no país não tinham tanta qualidade e acabavam rasgando com pouco uso.
Junto ao título, o atacante rondoniense ajudou seu time a chegar as eliminatórias da Champions League.
Apesar de bem-sucedido na Armênia, no meio do ano o centroavante aceitou uma proposta do time croata Slaven Belupo e hoje joga na Croácia com contrato até 2018.
Héber Araujo entra para a galeria de brasileiros que fizeram sucesso na Armênia, que conta também com a estrela Marcos Pizzelli.
Vela alguns gols do jogador durante sua temporada na Armênia:
Não adianta Brasileiro aonde vai brilha no meio do futebol, pena que tem que sair do Brasil para receber a devida valorização.