Era o dia com mais atletas armênios, 6 no total mais um armênio-brasileiro. Porém, com o passar das provas, parecia que a medalha olímpica estava cada vez mais distante, até que chegou a noite com as boas notícias: primeira prata na história para levantamento de peso.
Atletismo
Três atletas armênios participaram de provas de atletismo nesta segunda-feira. Levon Aghasyan competiu no Salto Triplo e pulou 15,54m, ficou em 36º lugar. Gayane Chiloyan correu nos 200m feminino em 25,03s e ficou em 66º lugar. Lilit Harutyunyan participou da prova de 400m com barreiras com o tempo de 1:03,13 e terminou 48ª posição geral.
Luta Olímpica
Maksim Manukyan competiu na modalidade Greco-romana (especialidade da Armênia) contra o húngaro Viktor Lőrincz, que ganhou do armênio por 3-0 e encerrou cedo o caminho de Manukyan para a medalha.
Foi a estréia também do armênio naturalizado brasileiro Eduard Soghomonyan que logo de cara enfrentou o georgiano Iakobi Kajaia. A luta não foi fácil e Eduard se esforçou para retomar a vantagem depois de ser punido por falta de combatividade, mas parece que o dia era do georgiano, que ganhou pelo placar de 8-0.
Boxe
Pela categoria Peso mosca 52kg, Narek Abgaryan lutou contra o chinês Hu Jianguan pelas oitavas de final. O chinês levou a melhor nos dois primeiros rounds e acabou com a maior pontuação dos três juízes.
Levantamento de peso
Já era começo da noite e parecia que não era o dia da Armênia. Até que Simon Martirosyan disputou o levantamento de peso na categoria até 105kg. O armênio levantou 190kg no arranco e 227kg no arremesso, totalizando 417kg e ficando atrás apenas do uzbequistanês Ruslan Nurudinov. Essa é a 13ª medalha da história da Armênia independente em Olimpíadas e primeira prata em levantamento de peso (até então eram 5 bronzes).