Da RedaçãoEsportes

Armênio vence Antoine Jaoude e confirma vaga na Rio 2016

 

Captura de Tela 2016-07-15 às 18.26.07

Eduard Soghomonyan de Azul

A ansiedade de quase um ano que terminou em apenas 12 minutos.

O lutador de Wrestling de origem armênia e recém naturalizado brasileiro, Eduard Soghomonyan obteve sua tão sonhada vaga nos Jogos Rio – 2016 ao vencer a série melhor de três combates contra Antoine Jaoude, seu principal concorrente à vaga na categoria até 130kg do estilo greco-romano.

Com vitórias por pontos nas duas primeiras lutas da seletiva – não foi necessária a realização da terceira – o armênio de 26 anos será o primeiro naturalizado a representar o Brasil na luta olímpica na história dos Jogos.

Após obter a vaga, Eduard fez questão de levantar o braço de Jaoude ao final da seletiva, num gesto simbólico de como se ambos tivessem saído vencedores.

A disputa aconteceu, pois Eduard não participou do Pré-Olímpico realizado em Frisco (EUA) por estar doente. Por sua vez Jaoude, que compete no estilo livre e não havia conseguido se classificar aos Jogos em sua categoria original, competiu no lugar do armênio e terminou em segundo. Por este motivo, ambos tiveram que disputar a vaga mano a mano.

Eduard vem defendendo o Brasil em competições internacionais desde 2015 e reside no país desde 2012. Em maio ele havia ganho a medalha de prata em evento disputado em Sassari, na Itália (leia mais).

CONHEÇA A HISTÓRIA DO ARMÊNIO EDUARD SOGHOMONYAN (clique aqui).

 

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.

Deixe um comentário