Da RedaçãoTudo

Ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, fala sobre necessidade de acordo em Artsakh

3f593d35-a52d-4719-b9dc-1f3f45b66b6e

Ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier

O ex vice-chanceler da Alemanha e agora Chefe do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier falou sobre o risco da duração dos conflitos em Artsakh (Nagorno-Karabakh) e apoia o estabelecimento do regime de cessar fogo e de um acordo sobre medidas de confiança, com o início de um processo de negociação.

O grupo de Minsk já havia declarado a necessidade do restabelecimento do regime de cessar-fogo na semana passada.

Neste exato momento, em Viena, capital da Áustria, acontece o encontro entre os Presidentes da Armênia e do Azerbaijão para tratar do assunto com os membros do grupo de MINSK da OSCE. Em breve mais informações.

(Via News.Am)

Tradução: Maria Carolina Chaves Indjaian


Steinmeier: intensificação de conflitos em Karabakh pode levar a uma guerra entre Azerbaijão e Armênia

Quanto mais o conflito em Nagorno-Karabakh dura e mais intensivamente os lados ficam armados, maior é o risco de uma nova intensificação, incluindo uma guerra entre Armênia e Azerbaijão, disse o Chefe do Ministério das Relações Exteriores alemão, Frank-Walter Steinmeier, antes do encontro do Grupo de Minsk (OSCE Minsk Group), em Viena, nesta segunda-feira.

“Os combates violentos ao longo da linha de contato, há seis semanas, mostram que o duradouro estado atual é inconsistente em uma perspectiva de longo prazo. Quanto mais o conflito dura e mais os lados se armam intensivamente, maior é o risco de uma nova intensificação, até mesmo de uma guerra entre Armênia e Azerbaijão”, relata o serviço de imprensa das Relações Exteriores Alemã.

De acordo com ele, o grupo OSCE desempenha um papel importante na resolução conflito. “Como presidentes do Grupo de Minsk, França, Rússia e EUA estão tentando consolidar a (decisão sobre) o regime de cessar-fogo por muitos anos e retomar o processo político. A Alemanha apoia isto como um presidente da OSCE”, acrescentou.

“Na nossa opinião, o objetivo deve ser o estabelecimento e fortificação do regime de cessar-fogo na linha de contato, acordo sobre medidas de confiança e início de um processo de negociação. Isso levará certo tempo: a decisão não virá imediatamente”, disse o ministro, relata RIA Novosti.

O Grupo de Minsk, os Ministros de Relações Exteriores russo e francês, assim como o Secretário de Estado dos Estados Unidos irá manter as conversas sobre o acordo em Nagorno–Karabakh, em Viena, esta noite.

 

Sobre o autor

Artigos

Colaboradora. Carioca da gema que viveu em Curitiba desde criança e agora é cidadã do mundo. É advogada, profissional humanitária aficcionada por Direitos Humanos e defensora de minorias. O coração e o sangue sempre falam mais alto no que diz respeito à Armênia.
Matérias Relacionadas
ArtsakhDa Redação

Greta Thunberg denuncia a hipocrisia do Azerbaijão na COP29 e visita a Armênia

Fontes : Asbarez, News.am, ArmenPress Recentemente, a ativista…
Leia mais
Eventos

Exposição em São Paulo Celebra a Resistência e a Arte Armênia

No próximo sábado, dia 21 de setembro, São Paulo será palco da segunda exposição individual da…
Leia mais
Da Redação

Armênia Participará da Cúpula do BRICS na Rússia em Outubro

Fontes : Azatutyun A Armênia participará de uma cúpula do grupo BRICS…
Leia mais

Deixe um comentário